Após uma semana passada de intensa volatilidade, os dados de inflação dos Estados Unidos, em especial o índice de preços ao consumidor (CPI), e discursos de dirigentes do FED concentrarão a atenção dos investidores globais nesta semana, a fim de afinar as apostas ainda divididas sobre a trajetória da política monetária americana. Já nesta manhã de segunda-feira, os índices futuros de Nova York e as bolsas europeias operam majoritariamente em alta modesta, enquanto os juros dos Treasuries e o dólar exibem ganhos leves. Entre as commodities, o petróleo volta a subir, dando sequência à forte recuperação da semana anterior, sob efeito da redução dos temores de recessão nos Estados Unidos a pela permanente instabilidade geopolítica na Ucrânia e Oriente Médio. Enquanto isso, o minério de ferro teve nova queda na China, desta vez de 1,08%.
Leia também
Por aqui, um início de semana mais calmo no exterior sugere novos ganhos moderados ao Ibovespa, sequenciando a dinâmica positiva observada até a última sexta-feira. As atenções ficam ainda na continuidade da temporada de balanços, além do Boletim Focus e comentários de Roberto Campos Neto, Galípolo e Haddad, após os juros curtos reagirem em alta na sexta-feira devido ao IPCA mais forte que o esperado em julho.
Agenda econômica
Brasil
Destaque para o relatório Focus (8h25), além de palestra do presidente do Bacen Roberto Campos Neto (10h20). Ainda hoje, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, faz palestra em evento, enquanto o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo discursa no evento às 14h30 e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin às 16h30.
EUA
Dados de inflação serão destaques na semana. Na terça-feira sai o PPI (9h30), na quarta-feira o CPI (9h30), e na sexta-feira teremos o índice de sentimento do consumidore as expectativas de inflação da Universidade de Michigan. Nesta segunda-feira, a Opepdivulga relatório mensal sobre petróleo.
Europa e Ásia
Estão programados também, na quarta-feira, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro e Japão; e as vendas no varejo e produção industrial em julho, na China.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos