A última semana de julho começa com um tom mais positivo no exterior, com as principais bolsas europeias em alta, assim como é a trajetória entre os índices futuros em Nova York, tudo isso antes das importantes decisões de Bancos Centrais e balanços de empresas de tecnologia nos próximos dias, como Apple, Amazon e Microsoft.
Leia também
Em outros mercados, o dólar tem alta moderada, os rendimentos dos Treasuries de 10 anos caem, os contratos futuros do petróleo avançam, após dados econômicos chineses positivos que ajudaram a aliviar a preocupação com a demanda no maior importador do mundo, antes de uma reunião de monitoramento da Opep+ nesta semana, enquanto os preços futuros do minério de ferro encerram o dia praticamente estáveis, diante da possibilidade de novas sinalizações sobre estímulos na reunião do politburo chinês nesta semana.
A extensão do bom humor no exterior deveria se refletir em uma nova alta para os ativos locais hoje, mas a análise do déficit do setor público e a espera pelo detalhamento do corte de R$ 15 bilhões nos gastos públicos, em decreto previsto para amanhã, podem trazer contornos distintos para as nossas negociações.
Agenda econômica
Brasil
O maior destaque da semana fica para a reunião do Copom, amanhã e quarta-feira (31). Hoje, o Banco Central divulga o relatório Focus (8h25) e o resultado do setor público consolidado de junho (8h30), com entrevista sobre os dados (10h30). O Tesouro Nacional publica o Relatório Mensal da Dívida do mês de junho (14h30). Ainda nesta segunda-feira, estão previstos os dados da Sondagem da Indústria da Construção (10h) e os valores semanais da balança comercial (15h). Entre os eventos, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) reúne-se com o Sinagências, visando evitar a paralisação de 48 horas aprovada pela categoria (14h). Nos dias seguintes, estão programados ainda o IGP-M de julho e o Caged de junho, na terça-feira e a Pnad Contínua, na quarta-feira.
EUA
O Federal Reserve divulga sua decisão de juros na quarta-feira. A agenda por lá prevê ainda a divulgação de indicadores de emprego, com destaque para o payroll, na sexta-feira.
China
Os lucros das principais empresas industriais aumentaram 3,5% em termos anuais nos primeiros seis meses de 2024, ultrapassando a taxa de expansão de 3,4% registrada nos primeiros cinco meses, segundo mostraram os dados oficiais no sábado. Nos próximos diasestão programados os índices de gerentes de compras (PMI), na quarta-feira.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.