A semana começa com os principais mercados desabando, em meio à preocupações dos investidores de que o Fed poderia estar atrasado no apoio à economia ao não ter reduzido as fed funds ainda, o resultaria em uma desaceleração mais abrupta da economia global –e, todo esse movimento, naturalmente, leva a maior busca por proteção, especialmente entre os títulos dos Governos das maiores economias. Assim, o que se vê nesta manhã de segunda-feira são bolsas na Europa e índices futuros de Nova York exibindo perdas substanciais, acima de 2% na maioria dos casos –o Nasdaq futuro, por exemplo, caiu mais de 6% na mínima, chegando perto de disparar um circuit breaker, estendendo a correção técnica já vista na sexta-feira.
Leia também
Em outros mercados, o dólar avança frente a maioria das divisas, os rendimentos dos Treasuries caem com maior intensidade, já que as apostas de que o Fed possa ter que cortar os juros mais do que o previsto se intensificaram, os contratos futuros do petróleo estendem as perdas, depois de caírem ao menor nível em sete meses, com as crescentes tensões no Oriente Médio contrabalançadas pelo selloff global, enquanto os preços futuros do minério de ferro operaram em alta em Singapura, com movimentos bruscos nos mercados de câmbio levando o yuan ao seu nível mais forte em relação à moeda americana desde janeiro.
Claramente, os ativos locais não devem apresentar um bom desempenho nesta sessão –o EWZ, principal ETF do Brasil em Wall Street já cai mais de 3% agora cedo. Em meio a esse movimento, é de se esperar pressão adicional no câmbio, colocando ainda mais pressão sobre as taxas de juros e as projeções de inflação.
Agenda econômica
Brasil
Destaque hoje para o boletim Focus apenas (8h25). Nos próximos dias, o Banco Central divulga a ata do Copom de julho amanhã, enquanto a Anfavea informa os dados do mês passado. Na quarta-feira sai o IGP-DI e na, quinta-feira é a vez do IPCA de julho. Entre os eventos, o Presidente LuizInácio Lula da Silva faz hoje a sua primeira visita de Estado ao Chile no atual mandato.
EUA
O PMI composto mensurado pela S&P Global é o único dado do dia (10h00). Ao longo da semana sairão os dados da balança comercial e de estoques de petróleo.
Europa
As vendas do varejo da zona do euro serão os principais indicadores nospróximos dias.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.