A sessão hoje será atípica no exterior, isso porque as bolsas em Wall Street permanecerão fechadas e o mercado de títulos de renda fixa americanos (Treasuries) encerrará mais cedo, em virtude do funeral do ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter. Sem o referencial à vista, por lá, é de se esperar um dia de liquidez restrita nos demais mercados. Além disso, a agenda desta quinta-feira não reserva nenhum grande destaque, a não ser discursos de dirigentes do Fed. Assim, os futuros de NY indicam um cenário muito próximo a estabilidade nesta manhã. Enquanto isso, na Europa, as principais bolsas operam sem uma direção única, refletindo a leitura de dados de atividade.
Leia também
Em outros mercados, o índice DXY que compara o dólar a uma cesta de moedas fortes tem movimento contido, próximo a estabilidade, ao passo que as incertezas com as possíveis políticas inflacionárias que Donald Trump poderá impor em seu novo mandato, continua pressionando os rendimentos dos Treasuries, principalmente nos vencimentos mais curtos. Para as commodities, o minério de ferro interrompeu a sequência negativa e avançou 0,53% na madrugada em Dalian, sob à expectativa de que após a desaceleração da inflação ao consumidor (CPI) chinês, indicando limitado efeito no consumo, por parte dos pacotes de estímulos locais adotados, possa desencadear uma nova rodada de incentivos em Pequim. Para o petróleo, os contratos futuros operam próximos à estabilidade, mas com viés negativo.
Por aqui, o destaque na agenda local será o resultado das vendas no varejo de novembro, que podem indicar uma desaceleração, mas não o bastante para mudar a rota da trajetória da política monetária. Neste sentido, a falta do referencial nos EUA pode pesar nos negócios, embora o alento na cotação do minério de ferro possa contribuir para uma recuperação nas ações da Vale –nesse sentido, abaixo destacamos nossa revisão para o setor de Siderurgia & Mineração, com (VALE3) sendo nossa preferencia relativa em comparação às siderúrgicas de nossa cobertura.
Agenda econômica
Brasil
Às 9h são esperados os dados das vendas no varejo restrito e ampliado de novembro. O Tesouro fará leilão de venda de LTN e NTN-F (11h). Entre os eventos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, juntamente com o presidente Lula e demais ministros, se reúnemàs 10h e às 15h. Além disso, está previsto uma reunião extraordinária para análise do teto de juros para empréstimo consignado a beneficiários do INSS (14h30).
EUA
Os dirigentes do Fed de Boston, Susan Collins (10h15), da Filadélfia, Patrick Harker (11h), de Richmond, Tom Barkin (14h40), de Kansas City, Jeffrey Schmid (15h30), e a diretora Michelle Bowman (15h35), participarão de eventos ao longo do dia.
Europa
As vendas no varejo de novembro, na zona do euro, subiram 0,1% na leitura mensal, abaixo da expectativa de avanço de 0,4%. Já a produção industrial da Alemanha surpreendeu ao subir 1,5%, no mesmo período, superando as projeções de crescimento de 0,5%.
China
A inflação ao consumidor (CPI) subiu 0,1% na comparação anual de dezembro, em linha com o que era esperado.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos