Publicidade

Vídeos

Corte de juros nos EUA impulsiona mercados, mas dados fracos no Brasil pesam sobre o Ibovespa

Veja os acontecimentos e indicadores que impactam o Ibovespa e os mercados nesta quarta-feira (13)

Os mercados internacionais operam com viés positivo nesta quarta-feira (13), sustentados pela expectativa de flexibilização monetária nos Estados Unidos.

A sinalização do secretário do Tesouro, Scott Bessent, sobre uma “boa possibilidade” de corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em setembro animou os investidores — especialmente após a divulgação de um dado de inflação ao consumidor (CPI) considerado comportado na véspera. Com isso, os índices em Nova York renovam máximas, os juros dos Treasuries (títulos de dívida emitidos pelo governo norte-americano) recuam e o dólar perde força.

Na Europa, o otimismo com possíveis avanços diplomáticos entre o presidente americano, Donald Trump, e o chefe do Estado russo, Vladimir Putin, sobre o conflito na Ucrânia também favorece o apetite por risco, mesmo diante da queda superior a 1% do petróleo, pressionado por expectativas de superávit na oferta global.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, o Ibovespa – o principal índice da B3, a Bolsa de Valores brasileira – recua em meio à realização de lucros após a forte alta da véspera e à decepção com os dados de vendas no varejo, que reforçam o cenário de desaceleração econômica.

O dólar corrige parte da queda anterior, enquanto os juros futuros, que chegaram a cair pela manhã, operam próximos da estabilidade. Às 13h50, o principal índice da B3 caía 0,93%, aos 136.626 pontos, e o dólar avançava 0,29% frente ao real, cotado a R$ 5,40.

Entre as ações que compõem o Ibovespa, a CVC (CVCB3) lidera as perdas após divulgar prejuízo ajustado de R$ 15,9 milhões no segundo trimestre, pressionado por despesas financeiras em um cenário de juros elevados.

Na ponta positiva, a MRV (MRVE3) avança mais de 7%, impulsionada pelo otimismo com o programa Minha Casa, Minha Vida e expectativas de monetização de ativos da Resia. A Porto (PSSA3) também sobe após apresentar lucro robusto e revisar suas projeções para o ano.

Publicidade

Já o setor de varejo sofre com os dados fracos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com GPA (PCAR3) Renner (LREN3) e Petz (PETZ3) entre os destaques negativos. Petrobras recua acompanhando a queda do petróleo, enquanto Vale oscila com a volatilidade do minério de ferro e o impacto da data-ex de juros sobre capital próprio (JCP).

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?

Publicidade

Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail