A sessão desta quarta-feira (22) foi majoritariamente positiva para os índices de ações em Nova York e na Europa. Novos dados econômicos nos Estados Unidos mostraram que a economia segue perdendo força neste quarto trimestre de 2023, além de terem indicado uma piora na confiança do consumidor americano, reforçando a ideia que o Federal Reserve (Fed, o banco central do país) não subirá mais os juros da maior economia do mundo.
Leia também
Por outro lado, a pesquisa mostrou que as expectativas para a inflação em 12 meses subiram de 4,2% em outubro a 4,5% em novembro, limitando o movimento de queda dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano).
No Brasil, em dia movimentado na pauta política do Congresso, investidores reagiram às declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, indicando que o processo de queda da Selic terá continuidade nas próximas reuniões. Em resposta, os juros futuros recuaram ao longo do dia, embora o movimento tenha sido limitado pela persistente preocupação com o quadro fiscal após a elevação da estimativa do governo para o déficit em 2023.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na bolsa, o Ibovespa encerrou em alta de 0,33%, aos 126.035 pontos, e giro financeiro de R$ 27 bilhões. No câmbio, o dólar fechou praticamente estável, aos R$ 4,90.
Amanhã é feriado de Ação de Graças nos EUA, o que deixará os mercados fechados por lá, possivelmente restringindo a liquidez nos negócios no Brasil.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.