A ausência de negócios nas bolsas americanas, que permaneceram fechadas em função do luto pela morte do ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, reduziu a liquidez em escala global nesta quinta-feira (9). Em outros mercados, os rendimentos dos títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano (Treasuries) apresentaram pequena queda, enquanto o índice dólar (DXY) sustentou leve movimento positivo.
Leia também
Já na Europa as principais bolsas avançaram após o relatório do Banco Central Europeu (BCE) sinalizar que a situação da economia apoia o ciclo de cortes de juros na região.
Entre as commodities, após dados de inflação na China mostrarem sinais de recuperação, o minério de ferro teve leve avanço de 0,53% em Dalian, e o petróleo subiu mais de 1%.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por aqui, o pano de fundo tecnicamente favorável no exterior apoiou o enfraquecimento do dólar frente ao real e leve arrefecimento dos juros futuros –que responderam também a um recuo maior que o esperado das vendas no varejo, conhecidas pela manhã. No entanto, o fôlego para o Ibovespa permaneceu limitado e o índice encerrou a sessão com leve alta de 0,13% aos 119.781 pontos, com fraco giro financeiro de R$ 13 bilhões.
No câmbio, o dólar recuou 1,10% frente ao real, cotado a R$ 6,04.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.