Publicidade

Conteúdo Patrocinado . Vídeos

Ibovespa recua com cautela externa e pressão das commodities; bolsas americanas fecham em alta

A decisão de demitir diretora do Fed gerou dúvidas sobre a independência da autoridade monetária e contribuiu para a volatilidade

Ouça aqui o fechamento de mercado no Spotify

No exterior, os investidores reagiram à escalada das tensões políticas nos Estados Unidos, após o presidente norte-americano Donald Trump anunciar a demissão da diretora do Fed, Lisa Cook.

A decisão gerou dúvidas sobre a independência da autoridade monetária e contribuiu para a volatilidade nos Treasuries (títulos de dívida pública emitidos pelo governo norte-americano). Mesmo nesse ambiente, os mercados acionários em Nova York se recuperaram e fecharam no campo positivo. Já na Europa, a instabilidade política na França e a queda nos preços do petróleo pesaram sobre os ativos, levando as principais bolsas da região a fecharem no vermelho.

No cenário doméstico, a deflação do  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) trouxe algum alívio inicial, mas a composição do índice reforçou preocupações com a inflação de serviços. Isso levou o mercado a revisar as expectativas para o início do ciclo de cortes na taxa básica de juros Selic, agora mais concentradas em 2026. Como resultado, os juros futuros avançaram, o dólar ganhou força frente ao real e o Ibovespa perdeu tração ao longo do dia.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Refletindo também o ambiente de cautela nos mercados internacionais e a pressão negativa das commodities (produtos primários), o Ibovespa encerrou o pregão em leve queda de 0,18% aos 137.771 pontos com giro financeiro de quase R$ 20 bilhões. Já o dólar frente ao real avançou 0,37% cotado aos R$ 5,43.

Entre os destaques do pregão, o GPA (PCAR3) subiu pelo quinto dia consecutivo, enquanto a Vibra (VBBR3) teve desempenho positivo impulsionada por dados favoráveis de vendas de diesel.

Por outro lado, Raízen (RAIZ3) recuou diante de preocupações com seu nível de endividamento, e a Sabesp (SBSP3) caiu em meio às medidas de contingência hídrica anunciadas em São Paulo.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?

Publicidade

Últimas: Vídeos

X

Publicidade

Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail