A convidada do quinto episódio do Investidor ESG é a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza (MGLU3). Formada em Direito, ela atuou em diversos setores do Magazine Luiza até ocupar o cargo de presidente, além de ter ajudado a fundar e atualmente presidir o Grupo Mulheres do Brasil.
Leia também
A associação, criada em 2013 por 40 mulheres vindas de diversos setores da economia, hoje reúne milhares de integrantes que atuam na promoção de políticas afirmativas para eliminar as desigualdades de gênero, raça e condição social no Brasil e no exterior.
Na visão da empresária, o ESG nasceu a partir de uma mudança de protagonismo, já que o Brasil era um País colonizado com quase 400 anos de escravidão e foi acostumado a não ser protagonista. Para Trajano, o consumidor final foi o primeiro a mudar esse cenário, começando a exigir isso das empresas. Dessa forma, o mercado financeiro agiu rápido e atendeu a demanda.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nesta entrevista exclusiva, Trajano também falou sobre a performance da companhia no ano 2022, a desaceleração do varejo, a luta de mulheres e negros para ocupar altos cargos nas empresas, sustentabilidade, quais são os planos da empresa para o futuro, a questão ESG no centro das atenções e, é claro, o que o investidor deve esperar do Magazine Luiza.
Nesta página especial, separamos tudo o que você precisa saber sobre ESG. Vamos entender por que as companhias que atendem essa agenda devem ser as donas dos investimentos do futuro!