Papo, Café & Lucros

“A bolsa brasileira está muito barata”, diz CEO da Finacap

Especialistas destacam o bom momento vivido pela B3 e as opções que devem entrar no radar dos investidores

O episódio de março do programa Papo, Café & Lucros traz os comentários e recomendações do CEO da Finacap Investimentos, Luiz Fernando Araújo, e da estrategista de ações da XP Investimentos, Jennie Li.

O terceiro mês do ano seguiu na esteira da inflação e juros em alta, com os investidores digerindo os impactos da invasão à Ucrânia, as sanções à Rússia e a volatilidade turbinada por notícias como a demissão do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, e o anúncio de um novo lockdown em Xangai, na China, após o aumento dos casos de covid-19, ambos na segunda-feira (28).

Entre os investimentos, as commodities brilharam pela alta na demanda e nos preços. “As commoditeis foram o grande destaque, não apenas do mês de março, mas do ano de 2022”, afirma Jennie Li. Segunda ela, já foi discutido muito sobre todo esse contexto da guerra no Leste europeu, pois são duas economias muito importantes para commodities globais de energia e agrícolas. “Esse conflito afeta muito a demanda que já estava apertada por conta da pandemia”, pontua.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Por outro lado, observa Li, as empresas mais ligadas à macroeconomia doméstica do Brasil, penalizadas ao longo dos últimos 12 meses, estavam bastante descontadas. “Nessas últimas semanas elas começaram a voltar um pouco e dar sinais de recuperação”, diz.

Na avaliação de Araújo, da Finacap, um fator importante é que o Ibovespa é muito concentrado em commodities e isso acabou beneficiando o índice. “O mundo entrou em crise devido a esses acontecimentos geopolíticos como a guerra na Ucrânia e pela primeira vez a nossa moeda respondeu de forma positiva”, avalia.

De acordo com Araújo, em momentos de estresse global, normalmente o real acaba perdendo valor em relação ao dólar, porém, o que estamos vendo neste ano é justamente o contrário. “Também tivemos um fluxo de entrada do estrangeiro muito forte e isso ajudou.”

Li reforça a avaliação de Araújo e diz que também tem acompanhado de perto a entrada de capital estrangeiro. “No último dado que eu olhei eram US$ 88 bilhões no acumulado de 2022, sendo que no ano passado entraram US$ 100 bilhões. Já chegamos a 90% do fluxo de todo o ano de 2021, que já foi um ano recorde.”

Para os especialistas, é exatamente esse movimento que está puxando Ibovespa para cima. “A gente desacoplou desses eventos internacionais. A nossa bolsa tá muito barata. Se pegar o preço lucro médio das empresas é um dos mais baixos do mundo porque os fundamentos melhoraram muito, apesar da pandemia.”

Publicidade

Diversificação

Araújo e Li concordam que a diversificação da carteira é o principal remédio para proteger os investimentos. “Estou há 20 anos no mercado e nunca vi uma situação que não teve problema. Sempre vai ter risco. A ideia de diversificação é justamente para conviver com essa incerteza”, afirma o CEO da Finacap.

A estrategista de ações da XP lembra que em 2021 o índice S&P 500, da bolsa norte-americana, subiu quase 30% e o Ibovespa caiu 12%, conquistando o posto de uma das piores bolsas do mundo. “Esse ano o Brasil é a melhor bolsa do mundo. Em três meses subiu 30% em dólar e 13% em reais”, destaca.

“Se de um ano para o outro as coisas mudam de uma forma muito rápida e não tem como saber qual será a melhor bolsa e a melhor ação. Por isso a importância de ter essa carteira diversificada, ter um pouquinho de tudo e se proteger dessas oscilações”, afirma.

O Papo, Café & Lucros apresenta um balanço dos destaques do mês no mercado financeiro, dicas sobre diversificação de portfólio e as oportunidades que precisam entrar no radar dos investidores. Nos vemos no fechamento de abril!

Publicidade