Almoço de Páscoa: veja 6 dicas de como economizar

Em meio ao aumento generalizado dos valores dos produtos, vale a pena manter um planejamento financeiro antes de organizar o almoço de Páscoa. Confira:

1. A principal dica é realizar uma lista dos pratos que serão preparados e dos ingredientes necessários. “Verifique o que você já tem em casa e faça uma lista de compras apenas com o que falta, evitando gastos desnecessários”, aconselha Enivalda Alves, educadora financeira e coordenadora do curso de Administração EaD da Faculdade Santa Marcelina.

2. Planeje as porções de acordo com o número de pessoas que estarão presentes, armazenando adequadamente as sobras para evitar desperdícios.

3. Opte por pratos econômicos, que possam ser compartilhados entre os membros da família, como saladas, quiches, tortas e assados.

4. Realize uma pesquisa de preços dos ingredientes em lugares diferentes. “A economia que você faz nos ingredientes não pode ser gasta em combustível ou estacionamento, e até mesmo o tempo que você gasta indo a diferentes lugares deve ser considerado”, alerta Marcos Milan, professor da FIA Businees School.

5. Aproveitar promoções e descontos. Os consumidores devem ficar sempre de olho nas ofertas especiais dos supermercados e utilizar cupons disponíveis quando for possível.

6. Se houver oportunidade, uma outra sugestão consiste em promover um almoço colaborativo. Cada membro da família leva um prato para compartilhar, reduzindo os custos para todos os participantes.

Confira mais sobre o tema na matéria completa do E-Investidor.

Leia mais