Um dos destaques da Bolsa no acumulado de 2023, a produtora de placas de vídeo, chips e softwares aposta em ferramentas de IA generativa como o NeMO (linguagem) e Picasso (imagens, 3D e vídeos).
Parceira da OpenAI no ChatGPT, a companhia de Bill Gates quer mais que catapultar o Bing, desenvolvendo softwares, assistentes corporativos e chips próprios para liderar este mercado.
Com o ChatGPT ameaçando o futuro do Google, a empresa aposta pesado em ferramentas de busca, apps e gadgets inteligentes da linha Google Nest.
Complementando os assistentes inteligentes Alexa e Echo Dot e serviços de armazenamento e nuvem AWS, a Amazon investiu US$ 4 bi na startup Anthropic para fazer frente às outras big techs.
A Tesla produz softwares de direção autônoma e investe em supercomputadores como o Dojo. Além disso, existem projetos paralelos de Elon Musk como a xAI.
A Apple silenciosamente incorpora a AI em seus iPhones e Apple Watches, investindo mais de US$ 22 bi em P&D em AI generativa no último ano.
Na mesma área, a Meta tem disponibilizado ferramentas para agências de publicidade e produtores de conteúdo, chatbots e o modelo de linguagem Llama2.