A restituição do Imposto de Renda é a devolução de valores pagos a mais pelo contribuinte durante o ano anterior. Isso ocorre quando, ao fazer a declaração anual, a Receita Federal identifica que a pessoa teve descontos superiores ao que deveria pagar de imposto.
Contribuintes que aguardam a restituição do Imposto de Renda 2025 já podem consultar se foram incluídos no 3º lote de pagamento, que será liberado pela Receita Federal no dia 31 de julho.
Idosos a partir de 60 anos; Pessoas com deficiência ou moléstia grave; Professores cuja principal fonte de renda seja o magistério; Quem optou por declaração pré-preenchida ou restituição via Pix; Contribuintes afetados por calamidade pública no Rio Grande do Sul.
Para verificar se o valor está disponível, é necessário acessar o site oficial da Receita ou utilizar o aplicativo Meu Imposto de Renda. Confira o passo a passo: Acesse o portal oficial; clicar na opção “Meu Imposto de Renda”; em seguida, “Consultar restituição”.
Se o seu nome ainda não estiver no 3º lote de pagamento da restituição, não se preocupe: ainda restam dois lotes, com pagamentos programados para 29 de agosto e 30 de setembro.
Com esse dinheiro extra caindo na conta, muita gente se pergunta: o que fazer com a restituição do IR? Confira na matéria do E-Investidor 5 dicas para usar bem a restituição.