

Contribuintes que aguardam a restituição do Imposto de Renda 2025 já podem consultar se foram incluídos no 3º lote de pagamento, que será liberado pela Receita Federal no dia 31 de julho.
Publicidade
Contribuintes que aguardam a restituição do Imposto de Renda 2025 já podem consultar se foram incluídos no 3º lote de pagamento, que será liberado pela Receita Federal no dia 31 de julho.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
A restituição do Imposto de Renda é a devolução de valores pagos a mais pelo contribuinte durante o ano anterior. Isso ocorre quando, ao fazer a declaração anual, a Receita Federal identifica que a pessoa teve descontos superiores ao que deveria pagar de imposto, considerando os rendimentos, deduções e outras informações. Quando isso acontece, o contribuinte tem direito a receber esse valor de volta, com correção pela taxa Selic, em uma das etapas dos lotes de restituição pagos ao longo do ano.
A restituição é feita em cinco lotes, entre maio e setembro, e segue uma ordem de prioridade definida por lei. Entram primeiro os contribuintes com direito legal à preferência, como:
Caso você ainda não tenha recebido a restituição nos dois primeiros lotes, é possível que esteja neste terceiro lote que está programado para ser pago no dia 31 de julho.
Para verificar se o valor está disponível, é necessário acessar o site oficial da Receita ou utilizar o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS. Confira o passo a passo:
O sistema informará o status da sua declaração e, se aplicável, a data de pagamento e o banco de recebimento.
Se o seu nome ainda não estiver no 3º lote de pagamento da restituição, não se preocupe: ainda restam dois lotes, com pagamentos programados para 29 de agosto e 30 de setembro.
Colaboração: Renata Duque.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador