COP 27: o que é a cúpula do clima da ONU e para que ela serve?

Evento que discutirá ações sustentáveis e mudanças climáticas será realizado no Egito

De 6 a 18 de novembro ocorrerá a COP27, a 27ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Sharm El Sheikh, Egito, uma cidade-resort no Mar Vermelho.

Em 1992 as Nações Unidas realizaram uma grande convenção no Rio de Janeiro que ficou conhecida como Cúpula da Terra ou Eco 92. Em uma dimensão raramente vista, líderes de todo o mundo se encontraram para discutir questões sobre meio-ambiente e desenvolvimento.

Algumas das resoluções obtidas da Rio-92 foram a Agenda 21 e a formatação de duas COP (conference of the parties) para debater agendas, ações e compromissos sobre biodiversidade, desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas.

A primeira COP do clima aconteceu em Berlim, 1995. Na COP 3 (1997) produziu-se o Protocolo de Kyoto que, reconhecendo o aquecimento global, elencou uma série de objetivos para diminuir a emissão de gases relacionados ao efeito estufa. Os EUA não ratificaram sua entrada no acordo.

O Protocolo de Kyoto e sua efetiva adoção pelos países signatários tornaram-se a guia mestra das COP do Clima subsequentes.

Um segundo grande passo foi ratificado em 2015 (COP21), com o Acordo de Paris. Entre suas principais metas estão zerar a emissão de carbono em meados deste século e encontrar meios de financiar medidas sustentáveis em países em desenvolvimento.

Um dos principais objetivos do Acordo de Paris é limitar o aquecimento da atmosfera em até 2oC acima da média pré-industrial. Outro é encontrar meios de resistir às mudanças climáticas sem que isso afete a cadeia de produção alimentar.

Políticas corporativas ligadas ao ESG e ao Net Zero -- como uso de energia renovável, descarbonização de matérias-primas e transformação de linha de produtos -- estão intimamente relacionadas aos objetivos do Acordo de Paris.

Os EUA, o segundo maior emissor de carbono do planeta, se retirou do Acordo de Paris em 2020 durante a administração de Donald Trump. Em 2022 o presidente Joe Biden solicitou a readmissão do país no Acordo em seu primeiro dia de mandato.

Em 2019 o Brasil sediaria a COP 25. Todavia, o presidente Jair Bolsonaro retirou a organização brasileira, alegando falta de recursos econômicos. O evento acabou sendo co-organizado por Chile e Espanha.

Na pauta da COP 27 no Egito estão questões como descarbonização, agricultura, igualdade de gênero, segurança alimentar e hidrológica e viabilização do financiamento de projetos ligados a questões climáticas e seus efeitos.

Para não ficar de fora sobre as novidades do tema, não deixe de conferir reportagens e vídeos especiais sobre sustentatibilidade no portal Investidor ESG.

Acesse aqui!

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva participará da COP27. A expectativa é que o Brasil retome os compromisso da agenda de desenvolvimento sustentável, preservação da Amazônia e protagonismo na arena global.