“Externo desafiador”: confira 6 crises no estrangeiro que impactam seus investimentos

Questionado sobre os eventuais impactos do conflito bélico entre Hamas e Israel, o ministro da Fazenda Fernando Haddad apontou a importância da agenda doméstica.

“Os desafios externos são grandes e estão se acumulando, por isso temos que trabalhar mais”, disse um dos principais membros do gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Confira quais são seis dos principais destes “desafios externos” e como eles afetam seus investimentos.

Guerra na Ucrânia

As hostilidades iniciadas pela Rússia trouxeram impactos na oferta de gás, petróleo, trigo, centeio e fertilizantes, agravando os custos de energia e inflação principalmente na Europa e Ásia.

Conflito Hamas-Israel

Apesar de não serem produtores de petróleo e gás, a escalada da violência pode envolver peso-pesados das commodities de energia como Arábia Saudita e Irã.

Crise imobiliária da China

A quebra da Evergrande e a turbulência com a Country Garden sinalizam menor demanda por aço e minério de ferro, restrição de crédito e desaceleração do consumo na potência asiática.

Inflação nos EUA

A forte recuperação econômica pós-pandemia levou à níveis recordes de inflação. Como consequência, os juros por lá estão tão altos que prejudicam a recuperação de nossa Bolsa.

Crise na Europa

A combinação de custo energético, inflação, juros e política econômica desequilibrada entre membros do bloco europeu pode afetar a exportação de commodities brasileiras.

Argentina

Com inflação anual de 100%, a ascensão da extrema direita e uma crise cambial aguda, nosso vizinho do Mercosul e grande parceiro comercial perde poder de compra.

Com este cenário internacional, exportadores de commodities têm mercados afetados, prejudicando suas ações e dividendos. Por outro lado, produtores de petróleo como Petrobras, 3R e PetroReconcavo se beneficiam.

Ouro e dólar também valorizam-se em tempos de crise. Além do hedge, investidores estrangeiros têm buscado o porto seguro das Treasuries, que estão pagando valores recordes.