George Santos: quem é o deputado que mentiu sobre trabalho em Wall Street

De origem brasileira, Republicano é acusado de farsa sobre origem judaica e faculdade

George Santos, um recém-eleito deputado americano de origem brasileira está sendo acusado de mentir para o eleitorado de Nova York sobre sua formação acadêmica, currículo profissional e até as origens de sua família, criando uma grande polêmica no cenário político dos EUA.

Representante de minorias e anti-esquerda, o político seria a perfeita representação do sonho americano. Mas suas supostas mentiras em série e histórico suspeito agora põe em xeque tanto sua credibilidade como a do Partido Republicano de Donald Trump.

Durante sua campanha, Santos teria informado que havia trabalhado para duas grandes instituições de Wall Street, os bancos Goldman Sachs e o Citibank. No entanto, segundo matéria do jornal New York Times, ele nunca foi empregado por estas duas companhias.

O congressista-eleito parece também ter exagerado sobre sua formação acadêmica. Apesar de alegar ter se formado em economia e negócios na Baruch College (onde estudou Adam Neumann do WeWork), a instituição não encontrou registros de sua passagem por esta faculdade. Sua alegada passagem pela New York University (NYU) também foi desmentida pela universidade.

George Santos, nascido em Nova York de imigrantes brasileiros, pode ter atraído parte do eleitorado local dizendo-se descendente de judeus ucranianos que fugiram do Holocausto. No entanto, pesquisas genealógicas apontam raízes mineiras e cariocas. E, até onde se sabe, católicas.

Em outras ocasiões Santos informou que seus avós fugiram do socialismo europeu. Ele teria até mesmo utilizado um nome aparentemente judeu para levantar fundos para uma ONG de proteção a animais de estimação. Que, é claro, não estaria devidamente registrada.

Segundo artigo do The Guardian, no website do deputado havia a menção de que sua mãe era uma executiva sênior da área financeira e que estava nas Torres Gêmeas do World Trade Center durante os ataques de 11 de Setembro de 2001. Essas informações foram apagadas do site.

O novo deputado do fragmentado Congresso dos EUA está até mesmo sob investigação pela polícia do Rio de Janeiro sob suspeita de compras utilizando cheques roubados e uso de nome falso. Já nos EUA, gastos de campanha suspeitos também estão sob análise das autoridades.

Santos espera fazer parte de importantes comitês da Câmara dos Representantes, como o de serviços financeiros, "baseado em minha experiência de 14 anos no mercado de capitais".

Desacreditado tanto por congressistas democratas como republicanos, o controverso George Santos está para assumir seu cargo na Câmara dos Representantes de Washington, DC., sob a inquietante proteção de alguns políticos de seu partido, após sua surpreendente vitória em um reduto democrata de NY.

Boa parte dessas controversas histórias só surgiram após o surpreendente resultado das eleições. Sem impedimentos legais, George Santos assumirá o cargo de deputado no Congresso para um mandato de 2 anos.