iPhone 15, iPad, iPod: como as ações da Apple reagiram a cada grande lançamento

Poucos produtos de consumo são mais aguardados – por consumidores, concorrentes e investidores – que os gadgets da Apple (BDR: AAPL34).

Eventos bombásticos, com convidados da mídia e influenciadores, introduzindo novidades como iPod, iPhone, Apple Watch e iPad, se tornaram ocasiões icônicas e disputadíssimas.

Tudo é claro, com o toque midiático de Steve Jobs, que tornou os eventos uma referência, até mesmo para testar o humor dos investidores. Confira algumas reações após grandes lançamentos (valores em US$; fonte: Nasdaq).

iPod (2001)

Há 20 anos já haviam muitos MP3 players no mercado, mas nenhum tão minimalista e atraente como o iPod. Combinado com a plataforma iTunes, a série vendeu cerca de 450 milhões de unidades.

Amplamente considerado o primeiro produto Apple acessível às massas, o iPod ajudou as ações da companhia se recuperarem após dois trimestres seguidos de altos e baixos em 2001.

iPhone (2007)

Uma revolução. Em um mercado então dominado por Blackberry e Nokia, o mundo mudou – nos mais amplos aspectos – e Jobs acertou em cheio ao afirmar que a Apple reinventara o telefone.

As ações da Apple disparariam nas semanas seguintes, com pico em dezembro de 2007. No entanto, a crise financeira do Lehman Brothers, em 2008, faria os mercados desabarem.

iPad (2010)

O benchmark de todos os tablets: o iPad rapidamente se tornou um sucesso, com mais de 1 milhão de unidades vendidas em poucas semanas.

A reação do mercado após o lançamento do iPad foi novamente de altos e baixos nos meses seguintes, mas as ações avançariam 35% entre o lançamento e o final de 2010.

Apple Watch (2015)

Foi o lançamento com menos impacto na história recente da companhia, com ações recuando fortemente até meados de 2016, principalmente por conta de vendas fracas do iPhone.

E o iPhone 15?

Com fortes críticas ao preço do novo modelo e à falta de novidades, o novo modelo chega ao mercado com ações da companhia em alta no acumulado de 2023. O que virá pela frente?