IR 2023: entenda as principais novidades da declaração deste ano

Receita Federal mexeu com prazos, restituição e informe de investimentos na Bolsa

A partir de 15 de março estará disponível para download o programa para declaração do imposto de renda pessoa física 2023. Neste ano, a Receita Federal traz algumas novidades para facilitar a vida dos contribuintes.

Parte das mudanças tem como objetivo evitar inconsistências e erros simples que levam o declarante a ser pego na malha fina do Leão. Confira as principais alterações:

Data de entrega

A principal novidade é a data de entrega da declaração do imposto de renda 2023. A Receita estabeleceu a janela entre 15 de março, às 8h, e 31 de maio para recebimento das declarações.

Prioridade na restituição com Pix

Quem tiver restituição a receber e optar pelo recebimento via Pix terá prioridade nos lotes de pagamento. Erros no preenchimento de dados bancários são bastante comuns, atrasando transferências.

Declaração pré-preenchida

Sua vida ficará um pouco mais fácil na hora de fazer sua declaração. Você notará, por exemplo, que mais informações de sua declaração de 2022 aparecerão no formulário deste ano: fontes pagadoras, bens, direitos e dívidas. O objetivo é evitar erros de digitação.

Investidores na Bolsa

Fica obrigado a declarar operações na Bolsa somente quem teve venda de ações superior a R$ 40 mil. Quem ficou abaixo disso, não precisa mais declarar suas operações.

Atenção!

A nova faixa de isenção do IR anunciada pelo presidente Lula não vale para a declaração deste ano. Ou seja, quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28,5 mil precisa declarar esses ganhos.

Confira o especial do E-Investidor sobre o IR 2023. Lá você acompanha matérias com passo a passos, novidades e notícias especiais para não cair na malha fina.

Confira o Especial!

Baixe o E-book!