IR 2024: é melhor fazer declaração completa ou simplificada? Diferença pode surpreender contribuintes
Você está com tudo pronto: recibos, comprovantes de renda, valor atualizado do carro e tudo mais para fazer a declaração do IR. Só que aí vem a pergunta: é melhor fazer completa ou simplificada?
A resposta é simples: a que oferecer a melhor vantagem para o contribuinte. A diferença nos resultados pode ser surpreendente, indo de uma bela restituição a um indesejado imposto a pagar.
A versão simplificada dá um desconto padrão de 20% sobre a renda tributável até o limite de R$ 16.754,34, sem precisar reportar nenhuma despesa adicional. Simples assim.
Já a completa permite superar esse ‘desconto’ ao possibilitar o abatimento de despesas dedutíveis com dependentes, saúde, educação, previdência e pensão alimentícia.
Dá um pouco mais de trabalho relacionar essas despesas, pois é necessário ter em mãos recibos, notas fiscais e comprovantes de pagamento com valores e CNPJ do recebedor.
Mas, no final, pode valer a pena. A dica então é simular no programa da Receita os dois tipos de declaração e optar por aquele que diminua o imposto a ser pago ou maximize sua restituição.