O que está acontecendo com a Americanas (AMER3)?
Conheça histórico, marcas e acionistas da varejista
Conheça histórico, marcas e acionistas da varejista
Entre as principais marcas do grupo estão as Americanas, os sites de e-commerce e marketplace Submarino e Shoptime, a fintech Ame e a rede de lojas pequenas Americanas Express, somando 3.500 unidades físicas e vendas totais no valor de R$ 55,3 bilhões.
Três dos homens mais ricos do Brasil estão por trás das Americanas. Mais conhecidos por negócios bilionários como a fusão Brahma-Antarctica (que resultou na Ambev e posteriormente na AB Inbev), Heinz e Burger King, Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira assumiram o controle das Americanas na década de 1980.
As graves dúvidas sobre os balanços das Americanas trouxeram à tona reminiscências com relação ao caso da resseguradora IRB Brasil (IRBR3). Em comum, as duas tiveram balanços auditados pela PwC, que citou que “as demonstrações contábeis [da varejista] apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira”.
Ainda é muito cedo para checar todos os fatos e detalhes sobre este caso e a CVM já abriu dois processos investigativos. Por enquanto a recomendação geral dos analistas é cautela e ficar longe de movimentos especulativos. Confira na matéria.