O que faz a Weg (WEGE3)? Controladores, dividendos e negócios

Multinacional é uma das raras indústrias listadas na B3

A Weg é uma companhia que fabrica geradores, motores elétricos e transformadores, sediada em Jaraguá do Sul (SC). Fundada em 1961 como Eletromotores Jaraguá, o nome da empresa remete aos fundadores Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus.

Além de várias instalações fabris espalhadas por Santa Catarina, a companhia possui unidades no Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas e Espírito Santo e também em 14 países no exterior como Argentina, China, México e Alemanha.

Boa parte dos negócios da Weg estão envolvidos na geração, distribuição e transmissão de energia (eólica, solar e hidrelétrica, entre outras), em propulsão elétrica (como em motores para veículos elétricos) e até mesmo em tintas especiais.

Dentro de um contexto de transformação tecnológica, a Weg atua em diversas áreas, como a crescente área de mobilidade de EV, geração de energia limpa e eficiência energética. Considerando os crescentes custos com energia industrial, há uma grande demanda por soluções na área.

Internet das coisas

A Weg vem trabalhando também com soluções de IoT (internet of things) em processos fabris, conectando e integrando dados de diferentes máquinas e equipamentos em uma plataforma que eles chamam de WEGnology.

A Weg fornece equipamentos e máquinas para indústrias-chave como agronegócio, mineração, açúcar e álcool, construção civil, siderurgia, papel e celulose e alimentos, entre outros. Mais da metade do faturamento da companhia é obtido em vendas no exterior.

Os principais acionistas da Weg são a controladora WPA Participações (uma SA formada pelas famílias Werninghaus, Silva e Voigt com fatia de 50,1%), com uma participação adicional direta de 14,42% da família dos fundadores. O free floating é de cerca de 35,3%.

Uma das raras indústrias brasileiras listadas na B3, a Weg tem o engenheiro Harry Schmelzer Jr. (foto) na presidência executiva. O atual presidente do conselho é Décio da Silva, que ingressou no grupo em 1979.

Desde 2014 a Weg (WEGE3) vem pagando regularmente mais de meio bilhão de reais em proventos a seus acionistas. Em 2021 a marca do bilhão foi ultrapassada ao serem pagos R$ 1,703 bilhão entre dividendos e JCP, com dividend yield de 1,2%.