O Magazine Luiza foi fundado em 1957 na cidade de Franca, interior de São Paulo, por Luiza Trajano e seu marido Pelegrino José Donato como uma loja de presentes. Em 1991, Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora, assume a administração da empresa
Apesar de uma discreta presença anterior no e-commerce, o ano de 2000 marca maior presença da companhia no comércio eletrônico. Em 2008, 46 lojas físicas são inauguradas no mesmo dia
As ações do Magalu caíram muito porque também aumentaram assustadoramente. MGLU3 começou a ter uma forte procura conforme a Selic caía a partir de 2018. Foi no período de mínima da taxa básica de juros que as ações chegaram à sua máxima.
O avanço de preços de produtos como TVs, geladeiras e eletrodomésticos minou o poder de compra do consumidor brasileiro. Além disso, com o aumento paulatino da Selic (com objetivo de exatamente frear o consumo e a inflação), o varejo sofreu com crédito mais caro.
Magalu, Americanas e Mercado Livre se destacaram durante a pandemia, mas altos investimentos em logística e sistemas digitais e o aumento da concorrência espremeram as margens dos varejistas. Amazon, Shopee e outros marketplaces aumentam a pressão sobre o faturamento.
O Magalu continua investindo. No fim do ano passado adquiriu o Kabum!, seguido de plataformas de delivery e conversão de e-commerce. Suas lojas físicas se tornaram hubs de varejo. Mas resultados recentes mexem com as perspectivas de curto e médio prazos.
Apesar do momento atual, a dona do Magazine Luiza continua como uma forte liderança empresarial e exemplo de empreendedorismo e causas ESG.