Por que fala de Lula fez Bolsa cair?

Alckmin fora do ministério, teto fiscal, Petrobras e muito mais

Se parte do mercado financeiro já tinha algumas desconfianças sobre o novo governo Lula, na manhã de quinta (10), o presidente eleito pôs mais lenha no assunto.

Em meio às expectativas de quem será o novo ministro da Fazenda – nomes como Henrique Meirelles, Pérsio Arida e Fernando Haddad estão entre os favoritos –, o mercado reagiu negativamente ao posicionamento do futuro presidente sobre teto de gastos, papel de Geraldo Alckmin e estatais.

Apesar de sólidas altas no exterior, só nesta quinta (10) o Ibovespa levou um tombo de 3,35% aos 109.775 pontos. Já o dólar à vista fechou em alta de 4,14%, a R$ 5,3966, com máxima na sessão a R$ 5,4148.

O que disse Lula sobre Alckmin?

“Eu fiz questão de colocar o Alckmin como coordenador para que ninguém pensasse que o coordenador vai ser ministro. Ele não disputa vaga de ministro porque é o vice-presidente da República”.

O ex-governador de São Paulo era visto como um nome moderado para eventualmente assumir as pastas da Fazenda ou Planejamento. O mercado definitivamente não gostou de ver seu nome descartado.

Auxílio Brasil e teto fiscal

“Por que as mesmas pessoas que discutem com seriedade o teto de gasto não discutem a questão social do país? Por que o povo pobre não está na planilha da discussão da macroeconomia?”

Embora o desequilíbrio e a deterioração da questão social estejam no alto das prioridades de Lula, a responsabilidade fiscal e a manutenção de controle de gastos do governo preocuparam os investidores e a proposta de retirada dos programas de transferência de renda do teto de gastos não está sendo bem digerida.

Lula e as estatais

O presidente eleito ainda fez menção de que as empresas estatais serão ‘respeitadas’. Lula deixou claro que o Banco do Brasil não será privatizado, a Petrobras não será ‘fatiada’ e que o BNDES deve voltar à sua vocação de banco de fomento.

Lula e as estatais

Às falas de Lula somaram-se a confirmação de que o ex-ministro Guido Mantega está envolvido na equipe de transição de governos e a notícia da alta do IPCA, o índice oficial de inflação, teve alta de 0,59%, após três deflações consecutivas.

Lula e o mercado

“O mercado fica nervoso à toa, nunca vi um mercado tão sensível quanto o nosso. Engraçado que esse mercado não ficou nervoso com quatro anos do Bolsonaro”, disse o presidente eleito