Últimas notícias

Bolsas da Europa fecham em alta após divulgação de CPIs e balanços

O dia contou ainda com a divulgação dos balanços de importantes empresas

Bolsas da Europa fecham em alta após divulgação de CPIs e balanços
(Imagem: Adobe Stock)

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta quarta-feira (17), em sessão com recuperação após a queda acima de 1% que os índices sofreram ontem, em um cenário de aversão a riscos por conta das tensões geopolíticas. Hoje, dados de inflação na zona do euro e no Reino Unido foram divulgados, o que, no caso do bloco europeu, apontou o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) a caminho da meta do Banco Central Europeu (BCE).

O dia contou ainda com a divulgação dos balanços de importantes empresas. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,17%, a 499,08 pontos. Mais cedo, foi confirmado que a taxa anual do CPI da zona do euro desacelerou para 2,4% em março, ficando mais próxima da meta de 2% perseguida pelo BCE.

De modo geral, os dados de hoje confirmam que a tendência de desinflação apoia expectativas de um corte em junho, avalia a Oxford Economics. A consultoria também aponta que a presidente do BCE, Christine Lagarde, não sinalizou que a inflação de serviços, que segue elevada, pudesse ser motivo suficiente para adiar os cortes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em Frankfurt, o DAX subiu 0,12%, a 17.786,99 pontos, enquanto o FTSE MIB avançou 0,72%, a 33.632,71 pontos, em Milão. Já no Reino Unido, o CPI anual diminuiu para 3,2% em março, mas ficou acima do esperado, o que reduz as chances de o Banco da Inglaterra (BoE) também cortar juros em junho, segundo a Capital Economics.

Da temporada de balanços europeus, a LVMH registrou alta orgânica anual de 3% nas vendas no primeiro trimestre, e a ação da gigante de artigos de luxo saltou 2,84% em Paris, onde o CAC 40 avançou 0,62%, a 7.981,51 pontos. Já a mineradora anglo-australiana Rio Tinto agradou com os últimos números de produção, e sua ação avançou 2,55% em Londres, onde o FTSE 100 subiu 0,35%, a 7.847,99 pontos. Ali ainda, o HSBC subiu 0,60%, em dia que saiu a notícia da Reuters de que o banco está planejando cortar cerca de 20 empregos em bancos de investimento na Ásia devido a resultados ruins nos negócios, o que resultará em um total de 30 demitidos nesta semana.

A Reuters reportou ainda que o Santander anunciou a abertura de uma nova unidade de negócios hipotecários na Alemanha e planeja cortar cerca de 500 empregos até o final de 2026 no país. A medida faz parte de um esforço para se concentrar em atividades mais rentáveis, mas não resultará na redução da rede de agências. A ação do banco espanhol subiu 1,40% em Madri, onde o Ibex 35 teve alta de 1,02%, a 10.633,90 pontos.

Ainda na Península Ibérica, o PSI 20 subiu 0,16%, a 6.234,41 pontos, em Lisboa. Por outro lado, a ação da ASML tombou 6,68%% em Amsterdã, após a companhia holandesa – que produz equipamentos para fabricantes de chips – decepcionar com o resultado de encomendas dos primeiros três meses do ano.