O bitcoin (BTC) cai na manhã desta quarta-feira (17) após o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, sinalizar que o banco central americano deve deixar os juros em um patamar elevado por um tempo maior que estimado incialmente.
Leia também
Por volta das 11h20, o bitcoin recuava 2,41%, a US$ 61.496,52. A fala de Powell aconteceu após dados da economia americana não mostrarem a desaceleração esperada pelo mercado.
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,4% em março ante fevereiro, acima da mediana dos analistas consultados nas Projeções do Broadcast, que previam alta de 0,3% para a divulgação do dado, ocorrido no último dia 10. O mercado ainda se deparou com outro resultado não tão interessante: criação de 300 mil empregos em março nos EUA, muito acima dos 200 mil esperados.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As vendas no varejo nos EUA subiram 0,7% em março ante fevereiro, segundo a divulgação da última segunda-feira (15). O consenso reunido pela FactSet mostra o número ficou acima das estimativas dos analistas, que esperavam uma alta de 0,4%.
Halving do bitcoin em abril
Além da questão macroeconômica dos EUA, analistas lembram que a espera do halving também influencia a cotação da moeda.
Segundo Beto Fernandes, analista da Foxbit, o movimento pré-halving também se intensifica, com grandes e pequenos investidores segurando mais seus BTCs até entender para qual lado os preços vão, mesmo que, tecnicamente, o halving não tenha um efeito imediato na oferta do ativo “De qualquer forma, isso acaba apoiando essa volatilidade menos agressiva e o movimento negativo”, afirma Fernandes.