Últimas notícias

Dólar hoje: moeda volta a perder força com minério forte e alta por Treasuries

As perspectivas incertas para a política monetária americana mantêm os investidores atentos à agenda

Dólar hoje: moeda volta a perder força com minério forte e alta por Treasuries
Dólar (Foto: Adobe Stock)

O dólar está volátil e retomou baixa leve no mercado à vista nesta quinta-feira (18), enquanto o dólar futuro de maio exibia alta por ajuste ante o fechamento anterior, com valor inferior ao preço à vista, o que não é habitual.

A queda da moeda à vista reflete ajustes em dia de alta de 3% do minério de ferro, que pode estar estimulando vendas de exportadores no mercado à vista.

Os juros futuros curtos e intermediários sustentam viés de alta, ecoando o sinal de possível corte menor da Selic, de 0,25 pp em vez de 0,50 pp, na reunião de maio (dias 7 e 8) dado na quarta-feira (17) pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Ele volta a falar nesta quinta-feira (18) (14h15). O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, afirmou nesta quinta-feira que o Brasil não tem condições para enfrentar retrocessos na área fiscal, pontuadas por ele como “renúncia de receitas e aumentos dos gastos”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“É preciso que os poderes tenham consciência, todo o Executivo e demais Poderes”, alertou o ecretário em entrevista à GloboNews, ao acrescentar que um retrocesso na área fiscal neste momento irá “penalizar toda a população” que pagará via aumento da inflação que “corrói a renda”.

Ceron ainda frisou que o governo tem um compromisso “irretratável” com a área fiscal do País e apontou que novas medidas de cunho fiscal para lançamento em “momento oportuno” estão sendo analisadas.

As perspectivas incertas para a política monetária americana mantêm os investidores atentos à agenda. Os pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA ficaram inalterados em 212 mil (previsão de 215 mil).

Ainda há pronunciamentos da diretora do Federal Reserve (Fed) Michelle Bowman (10h05), além dos presidentes das distritais de Nova York, John Williams (10h15), e Atlanta, Raphael Bostic (12h).

Mais cedo, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) recuou 0,12% na segunda prévia de abril, após queda de 0,31% na mesma leitura de março, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Publicidade

Às 9h55, o dólar à vista caía 0,07%, a R$ 5,2393. O dólar para maio ganhava 0,14%, a R$ 5,2460.