Fachada do prédio da BlackRock, em Nova York: atenção a conflitos de interesse. (Jeenah Moon/ Bloomberg/ Washington Post)
A BlackRock lançou nesta quarta-feira (29) cinco BDRs (Brazilian Depositary Receipts) de ETFs (Exchange Traded Funds) em parceria com a B3. Para quem não conhece, os BDRs são certificados que replicam o desempenho de ações ou fundos estrangeiros, mas sem proteção cambial. No caso dos produtos novos trazidos pela gestora, esses certificados acompanham fundos lastreados em índices listados em Nova York.
As aplicações são voltadas para investidores qualificados, ou seja, que tenham pelo menos R$ 1 milhão em capital investido. Entre os destaques do lançamento está o BDR do fundo ‘iShares Semiconductor ET, ligado ao setor de semicondutores – material em escassez no mundo e utilizado na fabricação de chips de diversos aparelhos eletrônicos e veículos.
Outro destaque vai para o BDR do fundo ESG chamado ‘iShares MSCI USA ESG Select ETF’, que rastreia o desempenho de um índice composto por empresas norte-americanas com boas práticas ambientais, sociais e de governança.
“Temos convicção de que ESG veio para ficar. Por isso, estamos muito otimistas com o lançamento de mais um fundo ESG. Desde o início das negociações em novembro de 2020, verificamos que quase metade do volume negociado foi de um ETF com estratégia ESG, mostrando claramente que temos uma demanda por esse tipo de investimento”, afirma Karina Saade, CEO da BlackRock no Brasil.
Confira a lista dos novos BDRs de ETFs:
Índice
Nome do fundo
Setor de Atuação
Ticker do BDR
IYE
iShares U.S. Energy ETF
Fundo de setor – Energia
BIYE39
ERUS
iShares MSCI Russia ETF
Fundos País – Rússia
BERU39
SCZ
iShares MSCI EAFE Small-Cap ETF
Ações internacionais
BSCZ39
SOXX
iShares Semiconductor ETF
Fundo de setor – Tecnologia
BSOX39
SUSA
iShares MSCI USA ESG Select ETF
Sustentável
BUSA39
Atualmente, a Bolsa de Valores brasileira já conta com 74 BDRs de ETFs, sendo que 45 deles podem ser acessados por investidores pessoas físicas. Veja a lista completa no site da B3.