As bolsas americanas recuaram no pregão de hoje com as preocupações relacionadas ao impasse sobre o teto da dívida, apesar da aprovação no senado na parte da tarde de uma medida que evita o processo de Shutdown, ou seja, uma paralisação das contas públicas. O projeto ainda será encaminhado a câmara dos representantes.
Leia também
A queda nos índices veio apesar da leitura final do PIB americano ter mostrado avanço de 6,7% em taxa anualizada no 2T21. Na Europa, o destaque foi a divulgação da taxa de desemprego da Zona do Euro que caiu de 7,6% em julho para 7,5% em agosto, conforme previsto. Na Ásia, as bolsas não seguiram direção única com dados mistos de atividade manufatureira vindos da China, e as vésperas de um feriado de uma semana no país.
No mercado interno, o destaque foi o relatório de inflação divulgado pela manhã mostrando melhora nas expectativas de PIB para 2021, para 4,7%, abaixo da mediana do Focus de 5,04%. Para 2022, o BC vê crescimento de 2,1% vs. a estimativa do mercado de variação menor que 2%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No campo das commodities, o minério de ferro avançou, impulsionando as empresas do setor de Mineração & Siderurgia. Já o petróleo recuou e somado as incertezas referentes a política de preços da Petrobrás acabaram trazendo recuo para as ações da empresa.
Enfrentando volatilidade durante o pregão, o Ibovespa recuou 0,11% aos 110.979 pontos. No mercado de câmbio, em dia de disputa da Ptax de final de mês, o dólar fechou em alta de 0,29% aos R$ 5,45.