Após o fechamento em alta das bolsas americanas no pregão da véspera, os mercados europeus tiveram hoje um dia positivo, reagindo à sinalização de que o processo de retirada dos estímulos econômicos nos EUA será feito de forma gradual. Já nas bolsas de NY, os índices operam sem direção única, um dia antes da divulgação do payroll, que é o relatório oficial do mercado de trabalho do pais.
Leia também
No Brasil, os investidores começaram o dia avaliando a aprovação do texto base da PEC dos Precatórios na Câmara. Apesar da aprovação, as incertezas em relação à votação dos destaques da PEC geram desconforto nos mercados. Os investidores de renda variável também avaliam uma série de balanços corporativos divulgados na noite de ontem, incluindo os números da CSN, PetroRio, Itau, Arezzo, entre outros. Ainda nesta quinta-feira, está ocorrendo no Brasil o leilão do 5G, movimentando o setor de telecomunicações. Na agenda, foi divulgada a produção industrial de setembro, com queda de 0,4% em relação ao mês anterior, resultado dentro do previsto pelo mercado.
Entre as commodities, o petróleo chegou a subir 3% pela manhã, mas perdeu fôlego nos últimos minutos após a decisão da OPEP+ pela manutenção dos planos para oferta da commodity. Embora a decisão tenha ficado dentro do esperado, os investidores aproveitaram para realizar lucros. Próximo de 13h, o Ibovespa tinha queda de 1,1%, aos 104.400 pontos, enquanto o dólar operava próximo da estabilidade, aos R$ 5,59.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos