Publicidade

Mercado

Mercado Intraday: Tom austero do BC alimenta realização no Ibovespa

Mercado Intraday: Tom austero do BC alimenta realização no Ibovespa
Homens sentados acompanhando o pregão da B3 (FOTO:Divulgação)

No mercado internacional, as bolsas de Nova York recuam diante das incertezas ligadas à variante ômicron do coronavírus e com os investidores já na espera pelo dado da inflação ao consumidor dos Estados Unidos, amanhã, que mexe com o cenário de juros naquele país.

O tom majoritário nas praças europeias também foi negativo. Além dos riscos induzidos pela nova variante do Covid19, o mercado opera à espera de decisões monetárias de alguns dos principais bancos centrais do mundo, incluindo o Fed nos EUA, com a inflação global pressionando. Avaliando os direcionadores para a política monetária, o dólar mostra força ante rivais e moedas de países emergentes nesta sessão.

No Brasil, a quinta-feira (9) começou com os investidores locais avaliando a decisão de política monetária divulgada ontem à noite. Em linha com às expectativas de mercado, o COPOM anunciou alta de 1,5 p.p na Selic, elevando a taxa básica de juros para o patamar de 9,25% a.a.. Os juros futuros de curto prazo reagem em alta e já mostram o mercado divido entre manutenção do ritmo, de aumento de 1,5 ponto porcentual da taxa básica da economia em fevereiro, e aceleração para 1,75 pp.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As taxas também refletem a perspectiva de um alongamento do ciclo de aperto, após o Copom sinalizar o próximo passo e, ainda, indicar a continuidade de sua estratégia atual, até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas.

Na bolsa, o cenário do juro básico justifica a queda de 1,4% do Ibovespa, aos 106,6 mil pontos. A queda é conduzida pelo setor financeiro e ações das empresas de varejo. No câmbio, o dólar caiu com indicações sobre a Selic e entrada de algum fluxo estrangeiro por arbitragem de juros, mas volta a subir com a cautela dos investidores com risco fiscal e exterior pressionado.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>