• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Selic a 10,75%: como ficam os investimentos em renda fixa?

Segundo analistas, os títulos pós-fixados se tornam mais atrativos

Por Daniel Rocha

05/02/2022 | 5:00 Atualização: 04/02/2022 | 17:59

Com o oitavo aumento consecutivo da taxa Selic, os títulos pós-fixados se tornam mais atrativos nos investimentos em renda fixa, segundo especialistas. Na quarta-feira (2), o Comitê de Política Monetária (Copom) atendeu as expectativas do mercado e decidiu elevar a taxa básica de juros para 10,75% ao ano. Agora, a recomendação dos analistas é priorizar os ativos que acompanham o movimento da curva de juros.

Leia mais:
  • “A renda fixa nunca esteve morta”, diz economista-chefe do Original
  • Fundos de renda fixa representam 39,3% das ofertas do mercado de capitais
  • A renda fixa morreu e outras falsas verdades do mercado financeiro
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O acúmulo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal indicador da inflação no Brasil, já sinalizava a possibilidade de novos reajustes da Selic na primeira reunião do ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no acumulado dos últimos 12 meses referente ao mês de dezembro, o IPCA correspondeu a 10,06%. Como a Selic é o principal instrumento de política monetária do Banco Central (BC) para controlar a inflação, a expectativa era que a taxa chegasse a dois dígitos já no primeiro trimestre de 2022.

As estimativas estavam certas. Na última quarta-feira, a taxa Selic subiu 1,5 ponto percentual. De acordo com Marília Fontes, sócia-fundadora da Nord Research e especialista em renda fixa, para os títulos indexados à inflação e os pré-fixados, não há alterações. É diferente com os títulos pós-fixados que, com a mudança, passam a pagar rendimentos com taxas maiores. “Os títulos, como um tesouro Selic que é atrelado à Selic ou um pós-fixado atrelado ao CDI, vão passar a render mais com nova taxa. Essa será a grande diferença”, destaca Fontes.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A atratividade desses títulos deve se manter ao longo de 2022. Segundo a sócia-fundadora da Nord Research, devido às incertezas causadas pelo período eleitoral e também pelo ajuste monetário do Federal Reserve System (FED), autoridade monetária dos Estados Unidos, ainda há espaço para novos aumentos da Selic. “Enquanto perdurar esses riscos, os pós-fixados devem continuar a ser a melhor opção”, diz Fontes.

Apesar dos olhares estarem voltados para os pós-fixados, Jaqueline Benevides, analista de renda fixa do TC, afirma que há oportunidades com bons rendimentos em títulos pré-fixados no mercado. Ela destaca que há papéis com taxas de até 13%, percentual acima da previsão da Selic pelo boletim Focus para o fim de 2022 (11,75%). “Essas alocações são interessantes porque, quando a Selic começar a cair, você vai estar muito bem posicionado”, ressalta.

A previsão, segundo as projeções do Boletim Focus, é que a taxa básica de juros comece a cair a partir de 2023 e encerre o ano a 8%. Já para 2024 e 2025, a expectativa é que permaneça na casa dos 7%. Embora as perspectivas sejam de quedas, Benevides não recomenda aos investidores a compra de títulos com prazos longos.

“É interessante aproveitar, mas não prenda o seu dinheiro em um longo período porque não temos como prever o que vai acontecer. Estamos em um ano eleitoral e não sabemos quem será o próximo presidente, por exemplo”, afirma a analista do TC.

Publicidade

Já Alexandre Marques, especialistas de investimentos da Ágora, acredita ser interessante alocar uma parte dos seus recursos em títulos atrelados à inflação mais uma taxa pré-fixada. Segundo ele, o tipo de investimento protege o seu dinheiro da inflação. “Você consegue ter um ganho real na operação. Há taxas no mercado atrativas para esse tipo de papel”, ressalta Marques.

Além disso, mesmo com o aumento da taxa Selic, há possibilidade de crescimento da inflação devido às incertezas no cenário macroeconômico. “Não sabemos se o aumento da Selic terá um efeito a curto prazo para conter a alta da inflação por causa do cenário (de incertezas) político e econômico do País”, acrescenta o especialista da Ágora.

Atenção na hora de investir

A decisão na hora de investir não deve estar fundamentada apenas nos rendimentos dos títulos em um determinado momento. Segundo Mauro Morelli, estrategista-chefe da Davos Investimentos, é preciso que as alocações dos recursos estejam alinhadas ao perfil e aos objetivos do investidor. O mais importante, portanto, é entender se a mudança pode ter impactos significativos para as suas metas financeiras.

“Uma carteira de investimento em renda fixa tem que estar atrelada ao perfil do cliente e ao objetivo da carteira, como a compra de uma casa ou se aposentar. Então, um movimento de curto prazo como esse não deveria impactar de forma significativa para os investimentos do cliente”, afirma Morelli.

Além disso, Simone Albertoni, especialista de investimentos da Ágora, afirma que é interessante a diversificação dos recursos em vários tipos de investimentos em renda fixa. Devido à volatilidade do mercado, o investidor precisa estar preparado para todos os cenários possíveis. “Não existe essa visão de que um único investimento está bom agora, por exemplo. O investidor tem que pensar que o mercado muda muito rápido e, às vezes, somos surpreendidos”, diz Albertoni.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
  • Conteúdo E-Investidor
  • Investimentos
  • Renda fixa
  • Taxa Selic
  • Títulos pós-fixados
Cotações
11/02/2026 10h43 (delay 15min)
Câmbio
11/02/2026 10h43 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Pátria conclui compra da RBR e muda a gestão de FIIs; XP avalia impactos para os cotistas

  • 3

    Lucro da BB Seguridade cresce, mas não anima; Genial rebaixa recomendação e Citi e BBA projetam 2026 desafiador

  • 4

    "Investidor institucional segura interesse em cripto", diz head global da Coinbase

  • 5

    Resultados de Suzano e Klabin no 4T25 devem decepcionar no curto prazo, mas analistas veem forte valorização

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Logo E-Investidor
Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Logo E-Investidor
Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Imagem principal sobre o INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Logo E-Investidor
INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Imagem principal sobre o FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Logo E-Investidor
FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Últimas: Investimentos
Banco do Brasil divulga balanço do 4T25 hoje: o que observar nos números
Investimentos
Banco do Brasil divulga balanço do 4T25 hoje: o que observar nos números

Resultado do Banco do Brasil chega pressionado por crédito no agronegócio, provisões elevadas e expectativa pelo guidance de 2026

11/02/2026 | 09h53 | Por Isabela Ortiz
Suzano entrega 4T25 acima do esperado e geração de caixa reforça desconto nas ações
Investimentos
Suzano entrega 4T25 acima do esperado e geração de caixa reforça desconto nas ações

Ebitda de R$ 5,6 bi e volumes acima do esperado caem bem para o mercado; veja recomendações de XP e Genial Investimentos

11/02/2026 | 09h52 | Por Isabela Ortiz
Resultado da Motiva no 4T25 agrada analistas, mas ação cai na Bolsa; o que está acontecendo?
Investimentos
Resultado da Motiva no 4T25 agrada analistas, mas ação cai na Bolsa; o que está acontecendo?

Números confirmam novo ciclo da ex-CCR, com avanço de margens, foco em rodovias e leitura positiva de XP e BTG

10/02/2026 | 14h05 | Por Isabela Ortiz
IPCA de janeiro reforça cenário para corte maior da Selic; veja o impacto nos investimentos
Investimentos
IPCA de janeiro reforça cenário para corte maior da Selic; veja o impacto nos investimentos

Inflação mais comportada reforça apostas em corte de 0,50 ponto pelo Banco Central e redefine estratégias de investimento em renda fixa, ações e câmbio

10/02/2026 | 09h38 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador