O dado de inflação americano deve influenciar a perspectiva de aumento dos juros
básicos do país a partir de março. O petróleo segue em baixa no mercado futuro, depois de ter acumulado ganho em torno de 6% na semana passada, aguardando a retomada da negociação do acordo nuclear com o Irã em Viena, nesta terça-feira, e monitorando também as negociações entre Rússia e o Ocidente em torno da crise na
Ucrânia.
No Brasil, o exterior mais leve pode favorecer os mercados locais em manhã com foco na ata do Copom, que deve ajudar na calibragem das apostas para as próximas reuniões do Comitê do Banco Central. A expectativa é que a ata confirme a redução do ritmo de elevação da Selic a partir de março, conforme acenou no comunicado da semana passada, e dê pistas sobre a provável intensidade do próximo ajuste e também sobre o momento do fim do ciclo de aperto atual.
A mediana do mercado para a reunião de março indica alta de 1 p.p. da Selic, para 11,75%. Na bolsa, as ações do setor bancário ficam no foco também em meio à espera dos resultados do Bradesco e XP. As negociações em torno da PEC dos combustíveis seguem ainda no radar.
Agenda econômica 08/02
Brasil: A ata do Copom será divulgada pela manhã. O Tesouro realiza leilões de venda de NTN-B e LFT, às 11hrs. Bradesco e XP informam resultados após o fechamento da B3.
EUA: Os dados da balança comercial em dezembro saem às 10h30 e a pesquisa semanal da API sobre estoques de petróleo e derivados do país, às 18h30. A Pfizer divulga balanço trimestral antes da abertura dos mercados em NY.