• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Como o ‘Marco da Securitização’ pode beneficiar o mercado financeiro

A medida criou um modelo para a emissão de certificados de recebíveis para vários setores da economia

Por Daniel Rocha

30/03/2022 | 9:40 Atualização: 30/03/2022 | 11:45

A MP traz benefícios para outros setores da economia ao possibilitar a criação de certificados de recebíveis (Foto: Envato de Elements)
A MP traz benefícios para outros setores da economia ao possibilitar a criação de certificados de recebíveis (Foto: Envato de Elements)

A Medida Provisória (MP) 1103/22, também conhecida como “Marco da Securitização”, traz um novo benefício para o mercado de capitais: a possibilidade de criar novos certificados de recebíveis. Antes da MP ser editada pelo presidente Jair Bolsonaro, os títulos atrelados a dívidas só estavam presentes nos setores do agronegócio e imobiliário.

Leia mais:
  • Fiagros entram no radar dos investidores
  • Bolsa: confira 5 formas de investir no Agronegócio
  • Número de brasileiros investindo em FIIs cresce 660%
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Agora, com a MP em vigor, os especialistas afirmam que o texto estabeleceu um modelo ao mercado para a criação de novos certificados ao definir o instrumento e as condições sobre como devem ser implementados.

A MP foi editada pelo governo federal no último dia 15 e deve ser analisada pelos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado nas próximas semanas para ser convertida em lei ordinária. O prazo inicial de vigência é de 60 dias, mas pode ser prorrogado por igual período caso o Congresso Nacional não tenha concluído a votação.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os especialistas em certificados de recebíveis enxergam a iniciativa como positiva por ampliar o acesso de outros setores ao mercado de capitais. “O Marco de Securitização criou um “modelo” que pode ser utilizado por qualquer setor. Vamos dizer assim: quase um template de um instrumento de financiamento”, explica Ubirajara Rocha, sócio e diretor da Fortesec.

Antes da medida, havia apenas dois tipos de certificados de recebíveis: os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) que atendem ao setor imobiliário e os Certificados de Recebimento do Agronegócio (CRA) que atendem ao agronegócio.

Segundo Ubirajara, os CRIs e os CRAs possibilitam o financiamento desses dois setores por meio da securitização de créditos originados pelas empresas financiadas. Esse processo é feito pelas companhias securitizadoras que transferem o risco de recebimento de tais créditos para o mercado de capitais. Elas ficam responsáveis pelo repasse dos recursos entre empresas financiadas e investidores.

Para José Alves Júnior, sócio da VBSO Advogados, esse modelo de financiamento é uma das formas das empresas terem acesso ao mercado de capitais. No lugar de realizar uma Oferta Pública de Inicial (IPO) para captar recursos, as empresas podem utilizar os certificados de recebíveis para financiar determinadas operações. “Funciona como um mecanismo indireto ao mercado de capitais”, ressalta.

Publicidade

Na prática, Júnior ilustra esse processo com o seguinte exemplo: um produtor rural vende gado a prazo para um frigorífico. O pagamento por cada animal é feito em 12 vezes. Caso o produtor queira um adiantamento desse valor, ele vende esses “recebíveis” (a perspectiva de pagamento em 12 vezes) para uma companhia securitizadora que repassa essa dívida para o mercado de capitais como ativos, por meio de títulos de crédito. “É quase um elo entre o investidor e o negócio que precisa de dinheiro”, define Júnior.

Regulação dos CRs

Para ampliar a criação de novos certificados de recebíveis para outros setores, a MP precisou trazer uma definição para as operações de securitização e também para os certificados de recebíveis. No texto, esse processo de securitização foi classificado como qualquer operação de emissão e colocação de “valores mobiliários junto a investidores, cujo pagamento é primariamente condicionado ao recebimento de recursos dos direitos creditórios que o lastreiam”.

O governo também definiu as empresas securitizadoras como “instituições não financeiras constituídas sob a forma de sociedade por ações, que têm por finalidade a aquisição de direitos creditórios e a emissão de Certificados de Recebíveis ou outros títulos e valores mobiliários representativos de operações de securitização”.

Na avaliação de Ubirajara, além da definição, o Marco também traz regras para as securitizadoras, o que garante mais segurança para a realização do processo “É importante que a empresa tenha um patrimônio separado para cada operação que fizer. É importante que, se a securitizadora quebrar, os créditos não sejam utilizados na massa falida (patrimônio total da empresa em situações de falência)”, ressalta Ubirajara.

No entanto, ao contrário dos CRIs e dos CRAs, a isenção do imposto de renda para as pessoas físicas não foi contemplada para as próximas emissões de certificados de recebíveis no mercado.

Qual o impacto para o mercado financeiro?

Como o processo de securitização é considerado um mecanismo indireto das empresas para o mercado de capitais, as empresas de outros setores além do imobiliário e do agronegócio vão poder emitir seus certificados de recebíveis. Antes da MP entrar em vigor, Pedro Breviglieri, líder da área de riscos da Empírica, gestora especializada em crédito estruturado, explica que os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) eram a única alternativa.

Publicidade

“A estrutura do CR costuma ser mais barata do que a estrutura do FIDC porque o FIDC possui uma governança maior com vários representantes”, explica Breviglieri. “O CR ele tem menos prestadores de serviço envolvidos”, acrescenta. Apesar da mudança, o especialista ressalta que os FIDCs vão continuar relevantes para o mercado mesmo com a “democratização” dos CRs.

“Quando a gente tem uma estrutura de governança mais robusta como temos no FIDC, se torna mais seguro para o investidor. Os CRs devem ser mais baratos. No entanto, refletem níveis de risco um pouco diferentes”, destaca Breviglieri.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA)
  • Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI)
  • Conteúdo E-Investidor
  • Investimentos
Cotações
31/03/2026 2h00 (delay 15min)
Câmbio
31/03/2026 2h00 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Educação financeira e bets disputam o futuro dos jovens brasileiros

  • 2

    Turbulência no Tesouro: oportunidades e riscos dos títulos públicos com guerra, leilões e circuit breakers

  • 3

    Ibovespa hoje ignora guerra e sobe acima de 182 mil pontos, com impulso das ações da Petrobras e da Vale

  • 4

    Banco do Brasil reforça consultoria e aposta em modelo híbrido para atender cliente

  • 5

    Ouro cai com guerra no Irã, pressiona ETFs e desafia tese de “porto seguro”

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (30)?
Logo E-Investidor
Benefício de Prestação Continuada: qual final do benefício recebe hoje (30)?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia 2026: tem pagamento do benefício hoje (30)?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia 2026: tem pagamento do benefício hoje (30)?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (30)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (30)?
Imagem principal sobre o FGTS: tem mais de 70 anos? veja os documentos necessários para solicitar o benefício
Logo E-Investidor
FGTS: tem mais de 70 anos? veja os documentos necessários para solicitar o benefício
Imagem principal sobre o FGTS: tem mais de 70 anos? Veja como solicitar o saque online
Logo E-Investidor
FGTS: tem mais de 70 anos? Veja como solicitar o saque online
Imagem principal sobre o Salário-maternidade urbano: passo a passo para solicitar o benefício
Logo E-Investidor
Salário-maternidade urbano: passo a passo para solicitar o benefício
Imagem principal sobre o Aposentados e pensionistas INSS: qual final do benefício recebe hoje (30)?
Logo E-Investidor
Aposentados e pensionistas INSS: qual final do benefício recebe hoje (30)?
Imagem principal sobre o FGTS: tenho mais de 70 anos, posso sacar o saldo?
Logo E-Investidor
FGTS: tenho mais de 70 anos, posso sacar o saldo?
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Yduqs (YDUQ3) e Weg (WEGE3) lideram altas; Lojas Renner (LREN3) tomba
Mercado
Ibovespa hoje: Yduqs (YDUQ3) e Weg (WEGE3) lideram altas; Lojas Renner (LREN3) tomba

Dia foi positivo para o petróleo e para ações de petroleiras da B3, com ganhos da Petrobras (PETR3;PETR4)

30/03/2026 | 19h04 | Por Beatriz Rocha
Ágora troca Sabesp (SBSP3) por Copasa (CSMG3) na carteira Top 10 recomendada para Abril; confira as mudanças
Mercado
Ágora troca Sabesp (SBSP3) por Copasa (CSMG3) na carteira Top 10 recomendada para Abril; confira as mudanças

Em relatório, a Ágora informou que a proximidade de privatização da Copasa oferece eventuais gatilhos de curto prazo

30/03/2026 | 15h53 | Por Bruna Camargo
CVC (CVCB3) informa que Absolute Gestão de Investimentos reduziu participação na companhia
Mercado
CVC (CVCB3) informa que Absolute Gestão de Investimentos reduziu participação na companhia

A gestora reduziu a sua participação na companhia para 4,87%

30/03/2026 | 15h13 | Por Giovana Pintan
Americanas (AMER3) propõe incorporação da Ame Digital e Mesa Express
Mercado
Americanas (AMER3) propõe incorporação da Ame Digital e Mesa Express

A proposta trata-se de uma reorganização societária para melhorar a organização das suas atividades

30/03/2026 | 15h12 | Por Giovana Pintan

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador