Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: Indicadores de inflação movimentam os mercados

Veja a agenda econômica de hoje no Brasil e no mundo

Abertura de Mercado: Indicadores de inflação movimentam os mercados
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA

Os mercados ainda operam em compasso de espera por importantes indicadores de inflação, mas dessa vez as principais bolsas europeias e os índices futuros de Nova York operam em alta.

Ontem, o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, disse que já seria hora de deixar a postura de “máxima acomodação para trás”, o que aumentou a tensão entre os investidores e inverteu os sinais em  praticamente todos os mercados.

O índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta selecionada de moedas, opera em baixa nesta manhã de quarta-feira, com destaque para a alta do euro, em reação às falas da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, sobre a primeira alta de juros da instituição vir “algum tempo” depois do fim do APP (Asset Ourchase Programmes, ou Programas de Compra de Ativos), o que pode significar um período de apenas algumas semanas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre as commodities, os contratos futuros do petróleo operam em alta de mais de 2%, devolvendo parte das fortes perdas que acumularam durante as duas últimas sessões.

Internamente, o alívio da bandeira verde de energia elétrica e dissolução dos impactos do último reajuste de combustíveis devem conter o avanço da inflação, ajudando a reduzir a pressão sobre os juros futuros.

Agenda econômica 11/05

Brasil: Destaque para a leitura do IPCA (9h) de abril, indicador que mede a inflação oficial ao consumidor. Mesmo com a desaceleração em abril, mostrando alta de 1,06%, contra 1,62% em março, essa foi a taxa mais elevada para o mês desde 1996 (1,26%).

Publicidade

Em 12 meses, o IPCA subiu para 12,13%, de 11,30% em março, o nível mais alto desde outubro de 2003 (13,98%). O indicador superou, levemente, as expetativas do mercado, tanto em base mensal como anual. Em 12 meses, o IPCA subiu para 12,13%, de 11,30% em março, o nível mais alto desde outubro de 2003 (13,98%).

EUA: Sai o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), às 9h30, além da divulgação dos estoques de petróleo pelo Departamento de Energia (11h30).

Europa: Na Alemanha, o CPI de abril mostrou alta de 7,4% em base anual, contra 7,3% em março, o maior nível desde 1981, embora tenha vindo em linha com o esperado.

China: A inflação ao consumidor, também medida pelo CPI, subiu 2,1% na comparação anual em abril, a partir de 1,5% em março, vindo 0,1 ponto porcentual acima das projeções.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>