Publicidade

Mercado

Mercado Intraday: Decisão da Opep+ anima mercados; Ibovespa sobe

Mercado Intraday: Decisão da Opep+ anima mercados; Ibovespa sobe
Foto: Envato

A decisão da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, conhecida como Opep+, de elevar a produção da commodity, foi o principal evento e direcionador para os mercados durante a primeira parte dos negócios desta quinta-feira. Os investidores, aparentemente, ponderaram que, se por um lado haverá acréscimo da oferta de petróleo (o que justificaria preços mais baixos), por outro reduzirá a chance de impactos econômicos mais fortes na Europa, em virtude dos embargos ao produto russo.

Neste cenário, as bolsas exibiram comportamento positivo durante a primeira parte da sessão em Nova York, assim como os mercados europeus avançaram hoje – com exceção da Inglaterra, onde o mercado permaneceu fechado hoje por conta de feriado local.

Em paralelo, o resultado da pesquisa ADP, nos Estados Unidos, informando a criação de empregos bem abaixo do previsto, parece corroborar com a visão dos dirigentes do Fed sobre a magnitude adequada (0,50 pp) para as próximas altas de juros na maior economia do mundo, retirando parte das preocupações sobre uma escalada das taxas em um ritmo mais forte que o previsto pelo mercado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Aqui no Brasil, em meio ao bom humor internacional e a alta nos preços do petróleo e do minério de ferro, o Ibovespa teve uma manhã positiva, superando a marca dos 112 mil pontos – às 13h40, o índice tinha alta de 1,16%, aos 112.607 pontos. Entre os indicadores, o crescimento do PIB foi de 1% na variação trimestral, ficando abaixo da expectativa do consenso que esperava avanço de 1,2%. Pela ótica da oferta, o destaque positivo foi o setor de serviços que avançou 1% na margem.

Por outro lado, o setor agropecuário recuou 0,9% na mesma base de comparação. A indústria apresentou avanço de 0,1%. Pela ótica da demanda, o consumo das famílias teve alta de 0,7% enquanto os investimentos recuaram 3,5% na variação trimestral. Na variação anual, o PIB no 1T22 avançou 1,7%.

Entre os destaques corporativos da sessão, as ações da CSN Mineração e das siderúrgicas subiam forte, reagindo às notícias de que as autoridades chinesas devem realizar várias políticas governamentais para estimular o crescimento. Entendemos que embora seja improvável que as restrições relacionadas ao Covid-19 se dissipem totalmente no curto prazo, o governo chinês adotará uma abordagem mais pragmática para fornecer um crescimento razoável do PIB em 2022.

Além disso, essa onda de medidas de estímulos que está se formando deve fazer com infraestrutura, habitação e produção industrial se recuperem já no 2º semestre – a demanda por aço, por exemplo, já começou a dar sinais de avanço na China.

Publicidade

Nesse ambiente e considerando os níveis de valuation, esperamos que as ações das siderúrgicas continuem apresentando desempenho melhor – especialmente Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USIM5). Na direção oposta, realizando parte dos lucros de ontem, as ações da Hypera (HYPE3) figuram entre as maiores perdas do Ibovespa hoje.

Web Stories

Ver tudo
<
5 ideias de amigo secreto para não gastar quase nada
10 destinos baratos para passar o Ano Novo
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
>