Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa operam em queda, com commodities inflação no radar

A bolsa de Frankfurt (foto) recuava 2,02% nesta manhã

Bolsas da Europa operam em queda, com commodities inflação no radar
Bolsa de Valores de Frankfurt Foto: REUTERS

Por Sergio Caldas – As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta quarta-feira, revertendo ganhos desta semana, à medida que uma forte queda nos preços do petróleo e dos metais básicos pressiona ações ligadas a commodities e após dados que evidenciam o salto da inflação no Reino Unido reforçarem temores sobre a perspectiva econômica.

Por volta das 7h05 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 1,63%, a 401,93 pontos. Apenas o setor de petróleo e gás tinha queda de 3,6% e o de mineração recuava quase 4%.

Nesta madrugada, os futuros do petróleo sofreram tombos de mais de 4% em meio a pressões do presidente dos EUA, Joe Biden, para reduzir os custos de combustíveis e temores renovados de que aumentos de juros por grandes bancos centrais levem a economia global a uma recessão.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nas próximas horas, a atenção vai se voltar para um testemunho do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell, no Senado americano. Na semana passada, o Fed promoveu seu maior aumento de juros desde 1994, em nova tentativa de combater a disparada da inflação, alimentando temores de efeitos recessivos. Além de Powell, outros dirigentes do Fed falam ao longo do dia.

No Reino Unido, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) acelerou para 9,1%, renovando máxima em quatro décadas. Também na última semana, o Banco da Inglaterra (BoE) elevou seu juro básico pela quinta vez seguida, igualmente reagindo à inflação elevada.

Mais cedo, o vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, previu que a inflação na zona do euro deverá se manter perto do atual nível recorde nos próximos meses e começar a desacelerar após o verão europeu. O BCE vem se preparando para começar a aumentar seus juros a partir de julho.

A inflação global, que já vinha ganhando força na esteira da pandemia de covid-19, foi ainda mais impulsionada pelos efeitos da guerra na Ucrânia, principalmente nos preços de energia.

Publicidade

Às 7h20 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 1,47%, a de Frankfurt recuava 2,02% e a de Paris cedia 1,81. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham perdas de 2,33%, 1,75% e 1,54%, respectivamente.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
Esqueça a picanha! Este é o corte econômico que está roubando a cena nos churrascos brasileiros
Vinhos: confira 5 espumantes “no precinho” para comemorar o ano-novo
>