Últimas notícias

Países contrários à taxa mínima global perderão receita, afirma Yellen

Yellen disse que espera pela aprovação de uma legislação para instituir o imposto mínimo de 15% nos EUA

Países contrários à taxa mínima global perderão receita, afirma Yellen
Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, em audiência da Câmara sobre o orçamento do presidente Joe Biden para 2023 no Capitólio, em Washington 08/06/2022 REUTERS/Jonathan Ernst

Por Gabriel Caldeira – Uma vez que países começarem a adotar a taxa de imposto mínima global de 15% a companhias multinacionais, outros deverão seguir ou então perderão receitas, segundo a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen.

Em evento realizado hoje em Toronto, no Canadá, Yellen destacou que a proposta acordada no ano passado inclui um mecanismo que reforça a sua aplicação. Segundo ela, países que adotarem o imposto mínimo poderão taxar também multinacionais baseadas em outras nações. Com isso, governos que, à princípio, refutarem a proposta, acabariam por aceitá-la ao ver que estão perdendo receitas e “suas empresas” já estão sendo taxadas, explicou a secretária.

De acordo com ela, o imposto mínimo era necessário pois a “corrida” por competitividade nas últimas décadas fez com que o nível tributário global a multinacionais caísse muito. Com isso, apenas as companhias foram beneficiadas e países deixaram de receber receitas “significativas” desta fonte, disse.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Yellen disse ainda que espera pela aprovação de uma legislação para instituir o imposto mínimo de 15% nos EUA em breve, via mecanismo de reconciliação – que permite aprovar pautas com maioria simples no Congresso americano. Ela ainda destacou que a União Europeia (UE) está “muito perto” de atingir consenso, com 26 dos 27 Estados-membros a favor da taxa.