Publicidade

Últimas notícias

Inflação acelerou normalização da política monetária, diz Rehn, do BCE

Rehn reiterou no comunicado que o BCE elevará suas principais taxas de juros em julho e setembro

Inflação acelerou normalização da política monetária, diz Rehn, do BCE
Pressões inflacionárias continuam fortes e mercados querem saber se o BCE terá postura mais "hawkish" ou agressiva no combate à inflação (Imagem: Reuters/Kai Pfaffenbach/File Photo)

Por Sergio Caldas – Dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Olli Rehn disse que a guerra na Ucrânia está impulsionando a inflação, o que justifica a decisão do BCE de acelerar a reversão de sua política monetária excepcionalmente acomodatícia.

“Com a inflação avançando fortemente, surgiu um bom motivo para acelerar a normalização da política monetária”, afirmou Rehn, em comunicado divulgado nesta terça-feira.

Na reunião de política monetária deste mês, o BCE revelou planos de elevar juros em 25 pontos-base em julho e sinalizou um aumento maior para setembro, como parte de esforços para conter a inflação na zona do euro, que está em nível recorde.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Rehn, que também é presidente do BC da Finlândia, reiterou no comunicado que o BCE elevará suas principais taxas de juros em julho e setembro “para garantir que a inflação se estabilize na meta de 2% no médio prazo”.

Em maio, a taxa anual de inflação ao consumidor da zona do euro atingiu o patamar inédito de 8,1%.

Web Stories

Ver tudo
<
>