O que este conteúdo fez por você?
- Existem muitos produtos de investimentos que não garantem um rendimento satisfatório
- O banco tradicional trabalha, de forma importante, no psicológico, demonstrando segurança e credibilidade, fatores decisivos para que aconteça a operação
- “Por que guardar dinheiro se posso morrer amanhã?”, essa frase, por mais que seja um pouco cômica, é seriamente internalizada nos indivíduos
No decorrer dos anos de estudo de economia e finanças algumas questões ficam claras e facilitam o entendimento da mentalidade de um investidor de sucesso. Estes são os pontos importantes para o início da vida de um investidor.
Leia também
Caso esteja pensando em seguir por esse caminho, confira abaixo três dicas financeiras para aplicar em seu dia a dia nessa jornada.
Dicas financeiras para quem quer investir
1. Investimentos em renda fixa em bancos tradicionais não são investimentos
Grandes bancos tradicionais não demonstram interesse em criar valor para o cliente em relação a conhecimento de investimentos.
Na teoria, os “bancões” dispõem de uma série de ferramentas, como artigos, central de dúvidas, área destinada a explicações sobre os ativos de investimentos, entre outros, disponíveis para o cliente.
Publicidade
Porém, a fragmentação e o distanciamento com a prática torna o conhecimento superficial e não suficiente para, de fato, direcionar o investidor.
O mesmo acontece em momentos de atendimentos diretos. Pensando, por exemplo, no auxílio de gerentes no momento da aplicação, os direcionamentos passados de forma generalizada são rasos, não contendo muita explicação, de forma a se limitar em poucas opções.
Entretanto, o ponto-chave de entendimento deste tópico 1 é ainda mais profundo. Os rendimentos em si são, em geral, insatisfatórios com a média observada no mercado, de forma que se utilizam do baixo nível de instrução no assunto para manutenção desses produtos.
Mesmo que tenham opções de ativos básicos oferecidos em aplicativos e outros dispositivos da instituição, não há real direcionamento.
Publicidade
Assim, aprenda que na categoria de renda fixa existem muitos produtos de investimentos que não garantem um rendimento satisfatório.
2. O psicológico é importante
Um investidor iniciante tende a não confiar em si mesmo para aplicar o dinheiro sozinho ou em instituições financeiras inovadoras. Essa constatação é verificada na maioria dos indivíduos que não procuram oportunidades de aplicações.
Eles escolhem o direcionamento das instituições tradicionais por conta da credibilidade decorrente do longo tempo de atuação delas no País. Posteriormente, se tiverem oportunidade, confiarão em um profissional do mesmo local.
Quanto menos personalizada a orientação, maior a chance do indivíduo deixar a insegurança se sobrepor ao interesse de investir.
Nesse momento da vida do investidor, o banco tradicional trabalha no psicológico, demonstrando segurança e credibilidade, fatores decisivos para que aconteça a operação.
Publicidade
Dessa forma, o aprendizado levantado neste tópico 2 se refere ao aspecto mais importante do indivíduo, o psicológico: só existirá um investidor se ele estiver mentalmente bem em relação aos termos e características da aplicação.
Logo, o nível de risco do investimento, assim como o da instituição de aplicação, se mostra muito importante.
3. O poder da adaptação na sua vida
A adaptação é um conceito muito abordado em diversas esferas da vida humana. Porém, nesse momento, vamos explorar um cenário de adaptação financeira em específico.
O investimento pode ser entendido como algo que apenas vai diminuir o dinheiro disponível e, consequentemente, a própria qualidade de vida, não importando qual nível de bem-estar o indivíduo acredita que possui.
Esse pensamento também alimenta visões de curto prazo muito comuns, como: “Por que guardar dinheiro se posso morrer amanhã?”. Essa pergunta, por mais que seja um pouco cômica, está seriamente internalizada nas pessoas.
Publicidade
É possível ver nas mais antigas teorias a importância da acumulação de capital para que um país consiga prosperar economicamente.
No estudo econômico, o “individualismo metodológico” se traduz na importância e efeito direto da acumulação de capital por todos indivíduos – o dinheiro acumula e é usado para gerar mais frutos.
A “acumulação de capital” pode acontecer de diferentes formas, na qual o investimento de renda fixa se mostra o menos arriscado.
O ponto central desse tópico de dicas financeiras está na percepção de que, naturalmente, o indivíduo se adapta a gastar menos, seja pela corrosão da inflação ou pela decisão de economizar – e identifica a diferença entre as duas razões ao longo da vida.
Publicidade
Mesmo que países com muita desigualdade social lidem com realidades distintas, o aprendizado consiste em elaborar um pensamento adaptável à vida de cada um que, acima de tudo, acredite na importância de economizar como benefício a si mesmo.
Se quiser aprofundar a leitura sobre artigo e receber conteúdos exclusivos gratuitamente, acompanhe o nosso grupo no whatsapp clicando aqui https://www.sarainvest.com.br/mercadoexponencial-grupo/