• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Ibovespa cede 0,50%, a 99,7 mil pontos, com cautela pré-Fed

Na semana, o Ibovespa avança 0,86%

Por Estadão Conteúdo

26/07/2022 | 17:58 Atualização: 26/07/2022 | 17:58

REUTERS/Amanda Perobelli
REUTERS/Amanda Perobelli

Acompanhando a cautela externa, o Ibovespa acomodou-se abaixo dos 100 mil pontos após ter recuperado em encerramento, ontem, a linha dos seis dígitos pela primeira vez desde o último dia 8. Hoje, véspera de decisão sobre juros nos Estados Unidos, os investidores seguiram tomando o pulso da atividade econômica americana por meio dos resultados trimestrais das empresas, com atenção especial para o que as companhias esperam à frente, como no alerta sobre lucros da varejista Walmart, com corte de projeções para o ano.

Leia mais:
  • Via: como briga dos Klein afeta ações da dona das Casas Bahia
  • Bolsas de NY fecham em baixa, pressionadas após dados dos EUA
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A empresa “emitiu novo alerta sobre desempenho no segundo trimestre, frisando que o aumento recente dos custos de energia e alimentação está pesando sobre o poder de compra do consumidor americano”, observa em nota a Terra Investimentos, acrescentando que a varejista reduziu o ‘guidance’ para os resultados nos próximos quatro trimestres.

Assim, em dia de perdas que chegaram a 1,87% (Nasdaq) em Nova York, o Ibovespa fechou em baixa de 0,50%, a 99.771,69 pontos, entre mínima de 99.364,79 e máxima de 100.753,40, saindo de abertura a 100.269,85 pontos. O giro financeiro permaneceu enfraquecido nesta véspera de deliberação do Federal Reserve, a R$ 17,5 bilhões. Na semana, o Ibovespa avança 0,86% e, no mês, 1,25%, ainda cedendo 4,82% em 2022.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Tivemos mais dados ruins de atividade nos Estados Unidos, hoje também sobre a confiança do consumidor do Conference Board, o que reforça a visão sobre recessão. A curva americana coloca os juros dos Estados Unidos em 3,5% na virada do ano e corte a partir da metade de 2023. Se houver um pivô no discurso do Fed em direção a uma moderação de tom, menos ‘hawkish’, amanhã, pode estimular o apetite por risco”, diz Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master.

Aqui, a semana reserva também, além dos números trimestrais da Vale, o balanço da Petrobras após o fechamento da quinta-feira, e as ações da estatal, apesar de chegarem a perder fôlego no meio da tarde, contribuíram hoje para moderar a queda do Ibovespa, em sessão amplamente negativa para as ações e os setores de maior liquidez e peso no índice. Ao fim, Petrobras ON e PN, em dia negativo para as cotações da commodity, mostravam alta de 1,44% e 1,01%, respectivamente, enquanto Vale ON cedeu 0,18%, limitando a perda em direção ao fechamento da sessão. A retração entre os grandes bancos também foi moderada ao fim, restrita a 0,69% (Bradesco PN), com BB ON em alta de 0,34% no fechamento.

A ponta de ganhos do Ibovespa foi ocupada por JBS (+2,97%) e IRB (+1,59%), logo à frente de Petrobras ON (+1,44%) e de Positivo (+1,42%), enquanto Qualicorp (-8,10%), Magazine Luiza (-6,45%) e Via (-6,35%) puxaram a fila das maiores perdas na sessão, com as preocupações emitidas pela Walmart nos Estados Unidos operando como uma ‘proxy’ do que pode estar por vir para o setor de varejo em várias outras economias, aponta a Terra Investimentos.

“Há aversão global a risco com a perspectiva de recessão, e naturalmente busca por proteção, o que se reflete na volatilidade do Ibovespa. Ficou em segundo plano a leitura, até favorável, sobre o IPCA-15”, diz Felipe Graciano, especialista em renda variável da Blue3.

Publicidade

Embora com poucos efeitos para a sessão, a relativa descompressão observada no IPCA-15 de julho, considerado uma prévia da inflação oficial para o mês, foi uma boa notícia doméstica. O índice teve leve alta de 0,13% em julho, a menor variação mensal desde junho de 2020, observa Gustavo Sung, economista-chefe da Suno Research. Contudo, no acumulado de 12 meses, a inflação ainda é alta, a 11,39%.

“No caso de transportes, tivemos uma queda mais significativa. Se olharmos os subitens, houve redução de 5,01% no preço da gasolina, 8,16% no do etanol e de 1,83% no gás veicular. Na parte de energia, com a redução de ICMS em várias regiões, os preços registraram uma variação negativa de 4,61%”, aponta Sung. Ele ressalva que o índice de difusão permanece acima de 67%, o que mostra, por outro lado, que a inflação segue disseminada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • bbdc4
Cotações
10/02/2026 19h05 (delay 15min)
Câmbio
10/02/2026 19h05 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Violência patrimonial e financeira contra Idosos: como identificar abusos e proteger a autonomia na velhice

  • 3

    Filho de Warren Buffett só descobriu que o pai era bilionário depois dos 20 anos

  • 4

    "Investidor institucional segura interesse em cripto", diz head global da Coinbase

  • 5

    Pátria conclui compra da RBR e muda a gestão de FIIs; XP avalia impactos para os cotistas

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Logo E-Investidor
Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Imagem principal sobre o INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Logo E-Investidor
INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Imagem principal sobre o FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Logo E-Investidor
FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Imagem principal sobre o INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Logo E-Investidor
INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Imagem principal sobre o FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Logo E-Investidor
FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Últimas: Tempo Real
Bolsas da Europa fecham majoritariamente em queda com balanços e volatilidade em Wall Street
Tempo Real
Bolsas da Europa fecham majoritariamente em queda com balanços e volatilidade em Wall Street

As ações da British Petroleum (BP) pesaram negativamente em Londres, com queda de 6%; setor de luxo teve destaque positivo

10/02/2026 | 17h33 | Por Darlan de Azevedo
Dólar hoje fecha em alta após ter terminado última sessão no menor valor desde maio de 2024
Tempo Real
Dólar hoje fecha em alta após ter terminado última sessão no menor valor desde maio de 2024

O movimento da moeda americana foi marcado por ajuste técnico, em dia de divulgação do IPCA no Brasil

10/02/2026 | 17h15 | Por Beatriz Rocha
Ouro fecha em queda, em correção a ganhos recentes e à espera de payroll
Tempo Real
Ouro fecha em queda, em correção a ganhos recentes e à espera de payroll

Mercado também pondera sinalizações de dirigentes do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, sobre a trajetória dos juros

10/02/2026 | 16h27 | Por Isabella Pugliese Vellani
Bradesco BBI rebaixa recomendação da Cogna (COGN3) e reduz preço-alvo; confira por quê
Tempo Real
Bradesco BBI rebaixa recomendação da Cogna (COGN3) e reduz preço-alvo; confira por quê

Em relatório, os analistas Marcio Osako e Raphael Elage destacam que também revisaram as projeções para o setor de educação

10/02/2026 | 15h57 | Por Beth Moreira e Cecília Mayrink

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador