Após a forte geração de emprego da última semana, o principal destaque do dia será a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de julho nos Estados Unidos. As estimativas apontam para uma desaceleração para alta de 0,2% ante 1,3% em junho.
Neste contexto, os mercados operam mistos na Europa, enquanto os futuros de NY mostram leve recuperação, mas com os investidores atentos ao dado de inflação. O CPI hoje pode reforçar as expectativas de um Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) agressivo diante da inflação que segue em níveis recordes (a maior em 40 anos), com a maioria das projeções apontando para um terceiro avanço de 75 pontos base na reunião de setembro.
Ainda sobre inflação, na China, foi divulgado o CPI também de julho, que avançou 2,7%, na comparação anual, vindo abaixo das estimativas. Assim, os mercados asiáticos encerraram majoritariamente no negativo, com as atenções voltadas para à inflação norte-americana.
No Brasil, a agenda traz as vendas no varejo em junho, com as estimativas apontando para uma queda de 0,7% ante alta de 0,2% em maio, com o avanço do ciclo de alta de juros dando sinais de enfraquecimento nos indicadores de atividade.
Para esta quarta-feira, após o fechamento do mercado, é esperado uma extensa lista de resultados do segundo trimestre, com destaque para os números do Banco do Brasil.
Agenda econômica
Brasil: Por aqui serão conhecidas as vendas no varejo do mês de junho, com as estimativas apontando para uma queda de 0,7%. Após o fechamento do mercado, Banco do Brasil, BRF, 3R Petroleum e MRV são algumas das companhias que divulgarão os números dos 2T22 hoje.
EUA: A agenda tem como destaque o CPI, índice de preços ao consumidor, em junho nos EUA às 9h30, além de comentários de dois dirigentes do Fed, Charles Evans às 12h e Neel Kashkari às 15h.
Europa: Mais cedo foi divulgado o CPI de julho da Alemanha, medido pela Destatis, que desacelerou ao apresentar alta anual de 7,5%, em linha com as estimativas. No Reino Unido, o economista-chefe do Banco da Inglaterra (BoE), Huw Pill, participará de evento às 12h.
China: O CPI de julho avançou 2,7%, na comparação anual, ante alta de 2,5% em junho, vindo abaixo faz projeções que apontavam para um avanço de 2,9%.