- Poupança está presente na carteira de 14% dos jovens consultados
- Porcentual é bem menor quando comparado aos Boomers (28%)
- Geração Z também estão atentos a produtos financeiros mais novos
Por Bruna Camargo – A poupança é o investimento mais utilizado pelos membros da Geração Z – jovens entre 16 e 25 anos –, presente na carteira de 14% dos jovens consultados pelo Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Datafolha. Nesta quinta edição, o levantamento faz recortes por gerações.
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Assim, é possível enxergar que mesmo sendo o principal investimento da Geração Z, o porcentual de 14% é bem menor quando comparado às outras gerações, como os Boomers (28%) – pessoas que nasceram no pós Segunda Guerra Mundial, nas décadas de 1940 a 1960.
De acordo com a pesquisa, os olhares dos jovens da Geração Z também estão atentos a produtos financeiros mais novos, como as moedas digitais e criptomoedas (5%), e os ativos de maior risco, como ações (3%). Na média, esses produtos são utilizados por 2% das pessoas.
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Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da Anbima, diz que os investidores mais jovens têm apetite maior pelo risco. “Ter uma carteira um pouco mais arriscada faz sentido quando se é jovem: você tem o tempo a seu favor”, justifica.
Billi, no entanto, alerta: “O que precisamos sempre lembrar é que isso faz sentido dentro de uma carteira diversificada, sem estar exposto só a um risco específico e com um portfólio que esteja adequado aos seus objetivos.”
A Geração Z é a que mais recorre a canais digitais para entender melhor sobre os investimentos disponíveis no mercado e a que mais ouve os influenciadores digitais em suas redes sociais na busca por informação sobre onde alocar dinheiro. Nesta reportagem o E-Investidor detalha as características digitais da Geração Z em relação às estratégias de investimento.