“A questão está contida agora. Seus fundos estão seguros. Pedimos desculpas pelo inconveniente e forneceremos mais atualizações de acordo”, escreveu Zhao no Twitter nesta sexta. Segundo comunicado da empresa, o ataque do hacker aconteceu em uma estrutura, chamada de ponte cruzada nativa, que liga as redes BNB Beacon Chain (BEP2) e BNB Smart Chain (BEP20 ou BSC), conhecido como “BSC Token Hub”.
“A exploração se deu por meio de um sofisticado forjamento da prova de baixo nível em uma biblioteca comum. Graças à assistência de todos os especialistas em segurança, projetos e validadores, a grande maioria dos fundos permanece sob controle”, diz comunicado no site oficial da BNB Chain.
Em virtude do roubo, a Binance Coin (BNB), token nativa da rede, apresenta uma queda de 4,23% nas últimas 24 horas, cotada a US$ 282,15. A BNB Smart Chain é a maior blockchain de contrato inteligente do mundo em termos de usuários ativos diários. Até o momento, 3 bilhões de transações foram realizadas até hoje, por meio de 163 milhões de endereços únicos.
A princípio, a informação apontava que o ataque teria ocorrido na Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo. No entanto, a assessoria de imprensa esclareceu que o incidente foi limitado à BNB Smart Chain (BSC). Embora façam parte do mesmo ecossistema, a exchange e a rede de blockchain atuam de forma independente e não possuem nenhuma relação.