- Em segundo lugar ficou a dogecoin, com valorização de 102%
- Dentre as quedas, a terra luna classic ficou com o posto de maior desvalorização do mês, com queda de 26,27%
- Já a near protocol terminou o mês como a segunda maior queda, de 11,66%
A criptomoeda tokenize xchange, cujo ticker é TKX, teve o melhor desempenho no universo de ativos digitais em outubro. O criptoativo valorizou aproximadamente 155% entre 1º e 31 de outubro, apontou um levantamento realizado pelo Mercado Bitcoin, a pedido do E-Investidor.
Leia também
Especialistas afirmaram que o token teve uma alta puxada pelo bom desempenho das stakings do ativo, que nada mais que é colocar a criptomoeda para trabalhar e obter renda passiva com os ativos, ao invés de vendê-los. O retorno anualizado foi de aproximadamente 100%.
Em segundo lugar ficou a dogecoin, com valorização de 102%. Segundo Lucca Benedetti, analista de research do MB, a performance foi puxada pela aquisição do Twitter por Elon Musk, que é praticamente um padrinho da moeda do cachorrinho. Com a aquisição, investidores começaram a especular sobre uma possível integração da criptomoeda com a rede social.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Quando a huobi token – que ficou em terceiro lugar dentre as criptos que mais subiram de valor – Caio Villa, CIO da Uniera, acredita que a performance está relacionada a Justin Sun, fundador da plataforma de contratos inteligentes Tron (TRX).
A huobi token rege o ecossistema da exchange centralizada Huobi. “E Sun pode estar comprando uma participação significativa na empresa, via criptos”, diz o analista.
O desempenho das duas maiores criptomoedas em valor de mercado também foi positivo. Ainda de acordo com os dados do Mercado Bitcoin, o BTC apresentou uma valorização de 7,37% no acumulado, enquanto o ETH acumulou ganhos de 23,55% ao longo de outubro.
Os resultados se deslocam dos retornos que as duas principais moedas apresentaram em setembro. Na época, o bitcoin recuou 1,2% e o ethereum apresentou uma desvalorização de 13,3%.
Quedas
Dentre as quedas, a terra luna classic ficou com o posto de maior desvalorização do mês, com queda de 26,27%. Benedetti aponta que a performance negativa pode ser explicada pela situação que o fundador da cripto, Do Kwon, se encontra. Ele é atualmente um foragido da polícia sul-coreana e procurado pela Interpol.
Já a near protocol terminou o mês como a segunda maior queda, de 11,66%. A cripto faz parte de uma plataforma de contratos inteligentes que contava com sua própria stablecoin algorítmica (USN), assim como a Terra antes de seu colapso. Porém, os desenvolvedores do protocolo optaram por descontinuar o USN, o que provocou uma queda na cotação do ativo.
Publicidade
Em terceiro lugar ficou a internet computer, com recuo de 11,46%. O analista de research do MB justificou que a queda é resultado da falta de “newsflow” em relação ao projeto. A ctipto é o token de uma das mais recentes plataformas de contratos inteligentes criadas na Suíça.
No entanto, como o mercado não recebeu nenhuma nova notícia sobre a companhia ou novidades em relação ao negócio, “a internet computer caiu no esquecimento dos investidores”, afirmou o analista.
Veja o desempenho completo das criptomoedas que possuem mais de US$ 1 bi de capitalização de mercado:
Futuro
Para o próximo mês, o analista de research do MB, afirma que os investidores devem ter a reunião do FOMC, marcada para esta quarta-feira (2), no radar. “A dinâmica de aumento de juros nos Estados Unidos vem ditando o comportamento dos mercados nos últimos meses e desta vez não deverá ser diferente”.
A expectativa do mercado é que o banco Central dos Estados Unidos aumente os juros em 0.75 ponto percentual.
Publicidade
Outro ponto no radar de Benedetti é que em 8 de novembro ocorrerá novas eleições para o legislativo nos Estados Unidos, e dependendo do nome que for eleito, mudanças podem ocorrer no cenário regulatório das criptomoedas.
O CIO da Uniera, por sua vez, acredita que o investidor precisa ficar atento sobre até quando a guerra na Ucrânia, já que os movimentos russos tencionaram diversas econômicas e trouxeram escalabilidade na inflação mundial. Como solução, os bancos centrais tiveram que aumentar os juros, o que afastou o mercado da renda variável.
“Se houver uma diminuição nos juros até o final do próximo ano, haverá uma maior segurança para o investidor alocar em criptomoedas, por exemplo”, diz o especialista.