- Além da Black Friday, as plataformas chinesas de vendas celebram também o Dia dos Solteiros, data que se tornou comercial há 14 anos
- As sites prometem descontos de até 90% nos produtos no dia e chamam a data de “Black Friday Antecipada
- Com o Dia dos Solteiros e a Black Friday no radar, os consumidores precisam saber qual melhor momento de fazer as compras
Se você é usuário de algumas das plataformas de e-commerce chinesas mais famosas, como Shein, Shopee e AliExpress, pode ter notado que as promoções do mês de novembro começaram mais cedo por lá. Isso porque, além da Black Friday, essas plataformas celebram também o “Dia dos Solteiros”, data que se tornou comercial há 14 anos por iniciativa da Alibaba – empresa que controla a AliExpress –, e é comemorado no dia 11/11.
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“Na China, origem do festival, a data 11 de novembro já era comemorada entre jovens solteiros, que compravam presentes para si mesmos neste dia. O Alibaba abraçou a data pedindo a todos seus vendedores que promovessem descontos agressivos neste dia”, explica Briza Bueno, diretora do AliExpress no Brasil. As plataformas chinesas prometem descontos de até 90% nos produtos no dia e chamam a data de “Black Friday Antecipada”.
Em números gerais, a AliExpress conseguiu desbancar a tradicional data norte-americana, movimentando US$ 84,5 bilhões na última edição do Dia dos Solteiros. “É 9 vezes mais do que a Black Friday movimenta nos Estados Unidos”, diz Briza, ao comparar dados oficiais do Alibaba e dados da Black Friday norte-americana, coletados pela Adobe Analytics, em 2021.
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Por aqui, a AliExpress utiliza a data como incentivo para promoções desde 2020, mas a expectativa é alcançar um novo patamar de vendas neste ano. Para Briza, será o melhor resultado da plataforma em sua história no Brasil, sendo este o segundo ano em que vendedores brasileiros também participarão do dia de promoções dentro da plataforma.
Enquanto isso, os consumidores precisam lidar com ao menos duas grandes datas comerciais no mês de novembro. A reportagem conversou com especialistas para entender como fazer melhores compras.
Como aproveitar melhor as promoções
A professora Claudia Yoshinaga, coordenadora do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV), e o Head de Educação Financeira na Rico, Rodrigo Godoy, foram unânimes em uma dica: não se jogar em compras por impulso. “O maior erro que as pessoas cometem é ver uma promoção e sair comprando, porque muitas vezes a pessoa nem precisa nem tem dinheiro para comprar aquilo”, alerta Godoy.
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O educador acredita que o ponto chave para aproveitar as promoções está em estabelecer um teto de gastos e se ater a ele. Assim, caso a pessoa queira usar a data para adiantar as compras de Natal, por exemplo, ela pode dividir o valor previsto.
Godoy ressalta ainda que o período de fim de ano costuma concentrar muitos gastos em comparação a outras épocas. “Tem férias, viagem, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), matrícula na escola. Muita gente não se prepara e começa o ano já endividado porque gastou demais no ano anterior”, alerta.
Para Claudia, um outro fator que deve influenciar na decisão de compra do consumidor é a certificação de que o desconto é verdadeiro. “Não sendo uma compra por impulso, algo que você está precisando, talvez você já tenha um histórico recente dos preços”, considera a professora. Essa pesquisa prévia em mente serve como pré-requisito básico para ir às compras durante promoções, segundo consideram os especialistas. Assim, fica mais difícil cair em descontos fraudulentos.
Como dica final, o educador Rodrigo Godoy também sugere que os consumidores fiquem atentos às avaliações dos produtos, pois as ofertas do Dia dos Solteiros ocorrem, majoritariamente, em plataformas online. Por isso, os comentários feitos por outros usuários são a forma mais confiável de saber se aquele produto possui mesmo a qualidade informada pelo vendedor.
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