No mercado internacional, os investidores digerem dados econômicos. Nos Estados Unidos o índice de preços de gastos de consumo (PCE) subiu 0,3% no comparativo mensal, indicando que a inflação acelerou menos do que o esperado. Apesar do otimismo com os dados de inflação, as bolsas americanas foram impactadas pelos dados de investimentos em construção e o PMI industrial, ambos caindo mais do que a expectativa do mercado e, com isso, as bolsas operam em queda.
Leia também
Na Europa, os investidores também acompanharam a divulgação dos PMI’s da Alemanha e Reino Unido, que mostraram contração da atividade industrial limitando os ganhos por lá, fazendo com que as bolsas fechassem sem sinal único.
Já no Brasil, o índice Ibovespa cai com incertezas políticas e impulsionado pelo mau humor das bolsas de Nova York após divulgação do PMI industrial. O petróleo subiu cerca de 3% com expectativas de flexibilização das medidas de Covid-19 na China e a divulgação do plano estratégico da Petrobras.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Perto das 13h40, o Ibovespa cedia 1,34%, aos 110,973 pontos, impulsionado pela queda das ações ligadas a commodities, apesar da alta do petróleo e o minério de ferro ter fechado perto da estabilidade. Entre as maiores quedas estão MGLU3, impactada pela divulgação do PIB, que subiu 0,4% no 3T22 – frustrando as expectativas dos investidores. O dólar cedia 0,39% cotado aos R$ 5,18.