O que este conteúdo fez por você?
- O horário de funcionamento do mercado de capitais poderá ser ampliado, de acordo com o presidente da CVM
- O executivo disse que o mercado de cripto ativos seduz os investidores, entre outros motivos, porque funciona 24 horas por dia
O horário de funcionamento do mercado de capitais poderá ser ampliado, de acordo com o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento.
Leia também
“Nos próximos anos, vamos pensar em ampliar o horário de funcionamento do mercado de capitais”, afirmou nesta quinta-feira (15), em evento sobre educação financeira realizado em parceria com a OCDE em um hotel em Copacabana, na zona sul do Rio.
O executivo disse que o mercado de cripto ativos seduz os investidores, entre outros motivos, porque funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. “Isso seria perigoso para o mercado de capitais”, ponderou.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Mas temos de pensar em, aos poucos, ampliar o horário de funcionamento do mercado”, frisou, explicando que a medida teria caráter “inclusivo”, pois permitiria que as pessoas chegassem em casa, depois do trabalho, e tivessem tempo para fazer suas operações no mercado de capitais. “Temos notado aumento muito grande do número de CPFs.”
No contexto do crescimento de investidores pessoa física, a CVM tem adotado muitas iniciativas no tema de educação financeira, destacou. “Se a educação financeira é relevante nos mercados desenvolvidos, nas economias emergentes é ainda mais. É tratar a inclusão pelo mercado de capitais.”
Nascimento reforçou ainda que, no ano que vem, a CVM começa a se mover no campo da portabilidade dos fundos de investimento, o que vai empoderar o investidor de varejo, e acrescentou: “Estamos trazendo as finanças descentralizadas para dentro do mercado de capitais, alinhando com o Pix e o Open Bank”.
O presidente da CVM elogiou a atuação do Banco Central na definição da taxa de juros no combate à inflação. Nascimento participa na manhã de hoje do Seminário Regional do Centro OCDE-CVM de Educação e Letramento Financeiro para a América Latina e o Caribe.
Publicidade