• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Jean Paul Prates: como o mercado vê o escolhido para dirigir a Petrobras

Apesar da experiência na área, nome reforça a expectativa de mudanças na política de preços da Petrobras

Por Luiza Lanza

30/12/2022 | 15:14 Atualização: 25/01/2023 | 16:32

Jean Paul Prates está cotado para a presidência da Petrobras. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Jean Paul Prates está cotado para a presidência da Petrobras. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) foi escolhido para ser o novo presidente da Petrobras a partir de 2023. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30) pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio de seu perfil oficial na rede social Twitter.

Leia mais:
  • Fim do PPI? Veja como pensa o provável futuro CEO da Petrobras
  • Mudança na Lei das Estatais é negativa para a Petrobras, diz BTG
  • Entenda os receios do mercado com a mudança na Lei das Estatais
  • As seis ações que o investidor precisa manter no radar em 2023
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O nome já vinha sendo especulado para o comando da companhia desde o final de outubro, conforme apurou o Broadcast/Estadão. Advogado e economista, Prates tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de petróleo e gás natural e coordenou o subgrupo do assunto na equipe do governo de transição.

À frente da maior estatal do País, o indicado será responsável por uma virada de chave na Petrobras (PETR4  e PETR3), que inclui possíveis mudanças na atual política de preços de paridade internacional (PPI) e a volta dos investimentos em refino e biocombustíveis. Tais propostas estão em um documento apresentado pelo subgrupo de óleo e gás da transição, ao qual o Estadão teve acesso, mas que não agradam o mercado financeiro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Desde que Lula foi eleito no final de outubro, o receio com uma maior intervenção do Estado na Petrobras fez as ações da companhia caírem cerca de 20%. O sentimento do mercado com a nomeação de Prates, portanto, é misto. Apesar do currículo com experiência na área, reforça a expectativa de que a atual política de preços que fez a companhia gerar lucros – e dividendos – recordes pode estar perto do fim.

“Por um lado, o currículo técnico gabarita Prates a assumir tal cargo. No entanto, Jean Paul Prates já disse que vai alterar a atual política de preços do combustíveis da Petrobras, sinalização que enxergamos como negativa”, diz Alysson Gregorio, especialista de renda variável da SVN Investimentos.

Mateus Haag, analista da Guide Investimentos concorda que, apesar de ser alguém com “boa capacidade” para gerir a companhia, o atual senador é uma indicação política para colocar em prática os planos de Lula na Petrobras — e que desagradam o mercado com a perspectiva de que a empresa pode começar a gerar menos lucro. “São medidas que vão contra a geração de valor para o acionista devido à má utilização de recursos e à venda de combustíveis possivelmente no prejuízo”, pontua.

Para Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, o nome de Prates já estava precificado, por isso não deve causar grandes impactos no papel nos próximos dias –  os mercados domésticos estão fechados nesta sexta-feira. O foco agora serão as mudanças a serem conduzidas na companhia. “A reação nas ações não vai vir exatamente pelo anúncio, porque o nome já foi bem precificado. Agora, quanto às mudanças nos planos, aí sim tem muito para entrar no preço do papel”, afirma.

Publicidade

Veja a opinião de alguns especialistas do mercado financeiro sobre a nomeação de Jean Paul Prates para o comando da Petrobras:

Alysson Gregorio, especialista de Renda Variável da SVN Investimentos

“Se por um lado o currículo técnico gabarita Prates a assumir tal cargo, por outro lado o fato de ter disputado a prefeitura da cidade de Natal em 2020 poderia o desqualificar, segundo a atual lei das estatais.

O mercado recebeu com certa simpatia o nome, já que tecnicamente ele tem gabarito para assumir o cargo. No entanto, Jean Paul Prates já disse que vai alterar a atual política de preços do combustíveis da Petrobras, sinalização que enxergamos como negativa, tendo em vista que o petróleo segue uma paridade de preços internacionais e, caso haja uma discrepância, a receita da empresa vai ser fortemente impactada.

Essas declarações já geraram reações negativas pelo mercado, impactando na cotação das ações. Caso venha a se concretizar uma nova política de preços, as ações tendem a ter bastante volatilidade no ano de 2023. Na nossa visão, não é hora de ter Petrobras na carteira, preferimos outras empresas que têm correlação com petróleo”.

Bruno Monsanto, sócio e assessor de investimentos na RJ Investimentos

“JPP é relator do Projeto de Lei 1.472/2021, que pretende criar um fundo de estabilização dos preços dos combustíveis, financiado por participação do governo e dividendos que seriam distribuídos. Prates vem questionando a atual política de preços e estratégia de alocação de capital da Petrobras. Ele defende a implantação de uma política que minimize o impacto da volatilidade internacional dos preços do petróleo no mercado doméstico; ajustes no plano de investimentos e na política de dividendos. Então, podemos esperar: mudança na política de preços de combustíveis, mais investimentos em projetos de refino e transição energética, e menos dividendos.

O mercado não vê com bons olhos a intervenção do Estado em qualquer preço, como tem ocorrido, por exemplo, na Argentina. Além disso, a história entre PT e Petrobras não traz boas recordações. O nome de Prates agora não chega a ser uma surpresa, mas desde o dia seguinte ao resultado do segundo turno, o papel já caiu quase 20%”.

Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos

“O nome dele já estava sendo ventilado há algum tempo, então não vai ser uma grande surpresa. O que o mercado vai olhar é quais serão as mudanças no plano da Petrobras para os próximos anos, o que vai ser feito em torno da política de preços, se vai ser criado fundo de estabilização, se o PPI será totalmente abandonado.

Publicidade

O fundo de estabilização ele era considerado pelo mercado financeiro como algo bom, a ideia do Adriano Pires, de alguém extremamente liberal que estava sendo cotado para presidir a Petrobras este ano no governo Bolsonaro. Isso vai ser bem recebido se for bem feito. A reação nas ações não vai vir exatamente pelo anúncio, porque esse já foi bem precificado. Agora, sobre as mudanças nos planos, aí sim tem muito para entrar no preço do papel”.

Mateus Haag, analista da Guide Investimentos

“Jean Paul Prates é advogado e economista, especializado no setor de óleo e gás. Antes de ser senador pelo Rio Grande do Norte (atual cargo) foi secretário de energia do Estado e, antes disso, foi consultor com 30 anos de experiência no setor de óleo e gás. Portanto, ele possui boa capacidade para gerir a Petrobras.

Prates foi escolhido por indicação política, ou seja, é alguém de confiança de Lula. Dessa forma, acredito que as visões do novo presidente devem ser postas em prática. Entre elas, as que eu julgo mais relevantes são:

  1. Interromper o programa de venda de refinarias pouco eficientes;
  2. Construção de novas refinarias e investimento em plantas de biocombustíveis;
  3. Mudanças na política de preços de venda de combustíveis, acabando com a paridade internacional de preços atual.

Essas medidas vão contra a geração de valor para o acionista, devido à má utilização de recursos e à venda de combustíveis possivelmente no prejuízo.”

Ricardo Carneiro, operador de renda variável na WIT Invest

“A nomeação do senador Jean Paul Prates é péssima para a empresa. Ele prega ideias arcaicas e que não deram certo em um passado recente. Expansão da capacidade de refino da Petrobras e uma política de formação de preços (a qual ainda não foi detalhada) diferente da PPI (Programa de Parceria de Investimentos), por exemplo. Como pertencente ao Partido dos Trabalhadores, ele deve levar grande parte do viés expansionista e de excesso de criação de empregos, os ‘cabides’ de emprego, que perduraram na companhia durante a década passada. Caso essa indicação venha a se confirmar, a Petrobras terá um futuro extremamente difícil pela frente”.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • Mercado financeiro
  • Petrobras
  • Petrobras (PETR4)
  • Petrobras ON (PETR3)
Cotações
01/01/2026 10h47 (delay 15min)
Câmbio
01/01/2026 10h47 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    CDBs do Banco Master: o que acontece com a garantia do FGC se a liquidação for revertida

  • 2

    Ibovespa hoje toca os 162 mil pontos e fecha em alta de 0,40% com dados de emprego no Brasil e ata do Fed no último pregão de 2025

  • 3

    Os rumos da Bolsa de Valores em 2026 e que você precisa acompanhar

  • 4

    Por que a Geração Z e Millennials veem nas criptomoedas uma saída para construir riqueza

  • 5

    FIIs encerram 2025 com R$ 180 bilhões e avançam para nova fase do mercado

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: que horas sai o resultado do sorteio especial?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: que horas sai o resultado do sorteio especial?
Imagem principal sobre o Resultado da Quina 6915: SORTEIO SERÁ EM NOVO HORÁRIO
Logo E-Investidor
Resultado da Quina 6915: SORTEIO SERÁ EM NOVO HORÁRIO
Imagem principal sobre o Como será assistência para vítimas de violência doméstica não seguradas pelo INSS?
Logo E-Investidor
Como será assistência para vítimas de violência doméstica não seguradas pelo INSS?
Imagem principal sobre o Saiba quais são as chances de acertar os seis números da Mega da Virada e faturar R$ 1 bilhão
Logo E-Investidor
Saiba quais são as chances de acertar os seis números da Mega da Virada e faturar R$ 1 bilhão
Imagem principal sobre o Quem pode realizar o saque do FGTS ainda em 2025?
Logo E-Investidor
Quem pode realizar o saque do FGTS ainda em 2025?
Imagem principal sobre o Rodízio suspenso em São Paulo: veja até quando é possível dirigir sem multa
Logo E-Investidor
Rodízio suspenso em São Paulo: veja até quando é possível dirigir sem multa
Imagem principal sobre o Violência doméstica: como será a assistência para mulheres seguradas pelo INSS?
Logo E-Investidor
Violência doméstica: como será a assistência para mulheres seguradas pelo INSS?
Imagem principal sobre o INSS: como é feita a organização dos pagamentos
Logo E-Investidor
INSS: como é feita a organização dos pagamentos
Últimas: Mercado
Ibovespa: Natura se destaca no último pregão do ano; Embraer tem o pior desempenho
Mercado
Ibovespa: Natura se destaca no último pregão do ano; Embraer tem o pior desempenho

Índice da Bolsa terminou o dia em alta de 0,4%, aos 161.125,37 pontos; no ano, a valorização chegou a 34%

30/12/2025 | 19h46 | Por Jenne Andrade
Mercado hoje: último pregão de 2025 traz clima de calmaria e Ibovespa perto de alta histórica
CONTEÚDO PATROCINADO

Mercado hoje: último pregão de 2025 traz clima de calmaria e Ibovespa perto de alta histórica

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Os rumos da Bolsa de Valores em 2026 e que você precisa acompanhar
Mercado
Os rumos da Bolsa de Valores em 2026 e que você precisa acompanhar

Com juros em trajetória de queda e ações ainda descontadas, o Ibovespa pode oferecer boas oportunidades em 2026. Veja os investimentos que devem se destacar

30/12/2025 | 05h30 | Por E-Investidor
Ibovespa hoje toca os 162 mil pontos e fecha em alta de 0,40% com dados de emprego no Brasil e ata do Fed no último pregão de 2025
Mercado
Ibovespa hoje toca os 162 mil pontos e fecha em alta de 0,40% com dados de emprego no Brasil e ata do Fed no último pregão de 2025

O índice da B3 encerrou hoje com alta de 33,95%, a maior em nove anos, apesar da fraqueza em NY. Veja como a Bolsa reagiu às notícias de hoje (30)

30/12/2025 | 04h45 | Por Igor Markevich

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador