A última sessão da semana começa refletindo alguma melhora no ânimo dos investidores internacionais, com as principais bolsas da Europa em alta e os índices futuros de Nova York sugerindo que os mercados à vista por lá seguirão a mesma tendência hoje.
O pano de fundo para essa melhora, além da recomposição parcial das perdas auferidas nas duas últimas sessões, parece ser novamente um alento na dinâmica de preços em importantes economias –dessa vez na Alemanha, onde o índice de preços ao produtor (PPI) recuou fortemente em dezembro, surpreendendo as expectativas de mercado.
Para além dos mercados acionários, esse humor também se reflete nas negociações das principais commodities, com os contratos futuros do petróleo operando em alta moderada, caminhando para a segunda semana consecutiva de ganhos, enquanto na madrugada os preços futuros do minério de ferro subiram mais 1,76% em Dalian, cotados ao equivalente a US$ 127,49 por tonelada.
Agenda econômica –20/01
Brasil: O único destaque fica para a sondagem mensal da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de dezembro (10h00).
EUA: Além dos dados sobre as vendas de moradias usadas (12h00), a agenda contará com discursos de dois dirigentes do Federal Reserve (Fed): (i) Patrick Harker, da Filadélfia (11h00); e (ii) Christopher Waller (15h00).
Europa: Acontece hoje o encerramento do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, com debates em torno do crescimento econômico global ganhando espaço nas discussões. Mais cedo, dados mostraram que as vendas no varejo do Reino Unido caíram 1% em dezembro, frustrando a expectativa de alta de 0,3%, enquanto na Alemanha, o índice de preços ao produtor (PPI) subiu 21,6% em dezembro ante igual mês do ano anterior, desacelerando após dar um salto anual de 28,2% em novembro.